Votação do 2° turno da reforma pode ficar para próxima semana, diz Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reconheceu que não será possível encerrar a votação da proposta em segundo turno da reforma da Previdência nesta semana. Mas afirmou estar trabalhando para encerrar antes do recesso dos parlamentares.

“Nós temos que trabalhar primeiro para terminar o primeiro turno hoje e depois avaliar as condições para que se continue a votação entre hoje e amanhã ou na próxima semana, que é o ideal. O ideal é que a gente consiga terminar ainda no final do primeiro semestre legislativo. Não é 100% garantido, mas é o nosso esforço”, disse Rodrigo Maia em entrevista à “Rádio Bandeirantes” nesta sexta-feira (12).

A expectativa era de que a votação dos dois turnos fosse encerrada até o final desta semana devido ao recesso parlamentar que se inicia no dia 18 deste mês. Dessa forma, na última terça-feira (9), o presidente da Câmara havia afirmado que acreditava ser possível o encerramento das votações até esta sexta.

“Se a gente conseguir o número de parlamentares para votar, começar a votação pelo menos do principal hoje [terça passada], na noite, na madrugada, e seguir com os destaques amanhã [quarta passada], a gente passa a ter quinta e sexta para votar o segundo turno”, disse o presidente.

No entanto, Maia reconheceu não ser possível concluir a votação do segundo turno no último dia desta semana. “A gente sabe que o tempo é exíguo, nós temos o dia de hoje, talvez amanhã, alguma chance entre segunda e quarta, com quorúm que pode ser mais reduzido”, afirmou o presidente.

Destaques da reforma da Previdência

O plenário da Câmara aprovou três destaques na madrugada desta sexta-feira. Ao todo foram sete alterações votadas, mas apenas três aprovadas, como:

  • Tempo de contribuição para homens;
  • Regras na carreira policial;
  • Fórmula de cálculo de pensões.

O destaque que reduz de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do setor privado foi aprovado com 445 votos a favor e 15 contra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por sua vez, o plenário aprovou por 334 votos favoráveis e 132 contrários a emenda que altera a regra para cálculo do valor da aposentadoria de mulheres e favorece viúvas que recebem pensões. É necessário que a mulher tenha 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para a Previdência.

Saiba Mais: Reformas tornam cenário mais benéfico para inflação, segundo Campos Neto

O plenário da Câmara aprovou por 467 votos a 15 a alteração na regra de aposentadoria para uma série de carreiras policiais. Terão idades mínimas menores para os integrantes das seguintes categorias:

  • Federal;
  • Rodoviário Federal;
  • Ferroviário Federal;
  • legislativos;
  • e Civil do Distrito Federal.

O presidente Rodrigo Maia convocou a retomada da sessão para às 9 horas desta sexta-feira. Já análise da reforma da Previdência retornará por volta das 11 horas.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião