Balanços da semana

Robôs serão maioria no mercado de trabalho em 2025, afirma estudo

A partir de 2025, os robôs farão mais atividades profissionais correntes do que o ser humano, afirma um relatório do Fórum Econômico Mundial.

Entretanto o relatório também mostra um dado surpreendente. Os robôs não tirarão a vaga dos humanos. A revolução criará cerca de 60 milhões de novas vagas de emprego durante os próximos 5 anos.

Em 2025, mais da metade de todas as tarefas realizadas nos locais de trabalho serão feitas por máquinas, contra 29% atualmente, afirmou os pesquisadores da instituição.

Alguns setores terão grande perca de vagas, como contabilidade, secretariado e centros de atendimento ao cliente. O relatório prevê que 75 milhões de vagas nestes setores serão desocupadas.

Entretanto, os pesquisadores preveem a criação de mais de 133 milhões de vagas de trabalho relacionados a inteligência artificial, tratamento de dados, softwares e marketing.

Outras indústrias, como dos setores de aeronáutica, turismo terão a maior necessidade de reciclagem. O estudo apurou as informações após entrevistar 12 setores de 20 economias globais emergentes e desenvolvidas.

O estudo complementa informando que existira mudanças importantes na qualidade, formato e permanência nas funções em poucos anos, mas que as consequências reais para os trabalhadores são difíceis de se prever.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião