Risco País cai ao menor nível desde maio de 2013

O risco País caiu ao menor nível desde maio de 2013. O indicador, medido pelo Credit Default Swap (CDS) para avaliar o risco de calote da dívida soberana, agora está em 116 pontos.

A redução do risco País indica que os investidores estão prevendo uma melhora econômica no cenário interno. Além disso, o período de tensão nos mercados globais, por conta da guerra comercial entre China e Estados Unidos, contribuiu para a redução do índice.

Segundo analistas, o andamento de reformas como a da Previdência e a tributária estão também motivando o otimismo do mercado.

No entanto, o Brasil ainda não retornou ao grau de investimento que registrou entre 2008 e 2015. Essa avaliação indica que o país é um bom pagador, portanto, que não possui riscos altos de apresentar um calote.

Atualmente, a avaliação do País ainda é “BB-” para as agências de classificação de risco Fitch e a S&P, enquanto a Moody’s o coloca em “Ba2”. Dessa forma, o Brasil deverá subir três degraus para retomar o grau de investimento na escala das duas primeiras agências, enquanto apenas dois no caso da terceira.

Juros baixos contribuem para a redução do risco País

A redução da taxa básica de juros do País, a Selic, também é um dos fatores que motiva a redução do risco. Por meio de juros menores, as empresas conseguem diminuir seus endividamentos externos. Com isso, a necessidade de proteção sobre o crédito também é reduzida.

Saiba mais: Banco Central corta Selic de 0,50 pontos percentuais para 5,5%

Na última quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, para 5,50% ao ano.

O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, também reduziu sua taxa básica de juros na última quarta-feira (18). A taxa agora varia entre 1,75% e 2%. O ambiente global de juros baixos afasta a percepção de risco dos investidores internacionais, pois favorece as contas externas brasileiras.

Brasil retornará ao grau de investimento

No último mês, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o Brasil deverá retornar ao grau de investimento em breve.

“A chave já virou, nós estamos tendo recuperação em todos os indicadores e já merecemos uma reclassificação de nota de risco pelas agências de rating. Eu não tenho dúvida de que nós estamos caminhando na direção do grau de investimento”, disse o ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Para ele, a aprovação da reforma da Previdência na Câmara e as novas concessões no setor da infraestrutura devem atrair mais recursos estrangeiros ao cenário interno. Assim, devem também melhorar o risco País.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião