Risco-Brasil recua ao mesmo patamar de 2013

O risco-Brasil recuou ao menor nível dos último seis anos, voltando ao patamar de 2013. Os contratos de Credit Default Swap (CDS) registraram taxas próximas da época em que o País tinha ainda o grau de investimento.

O Risco-Brasil acabou se reduzindo após uma época de forte nervosismo dos mercados globais registrada no mês de agosto. A percepção de risco sobre a economia brasileira por parte dos investidores estaria melhorando. Assim como a percepção sobre os países emergentes como um todo.

O custo do CDS de cinco anos do Brasil está atualmente em 124 pontos-base. Esse nível de avaliação do Risco-Brasil iguala as mínimas do ano, registradas no final de julho.

Saiba mais: Risco País cai ao menor nível desde 2014 após Previdência 

Um nível menor do que esse tinha sido registrado em maio de 2013. Entretanto, naquele momento as agências de classificação de risco Fitch, S&P e Moody’s consideravam o Risco-Brasil baixo, excluindo o risco de default sobre a dívida soberana.

O Brasil teve o grau de investimento de 2008 até 2015. Atualmente, o País é avaliado em “BB-” pela Fitch e pela S&P, enquanto a Moody’s o coloca em “Ba2””. Ou seja, o Brasil deverá subir três degraus para retomar o grau de investimento na escala das duas primeiras agências, enquanto apenas dois no caso da Moody’s.

Roberto Campos Neto comentou o Risco-Brasil

Na última semana, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, comentou sobre essa redução do Risco-Brasil. Para o banqueiro central, “os CDS mostram que poderíamos ter dois upgrades [elevações de rating]”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Entretanto, segundo analistas o movimento no mercado ainda não reflete uma possível aposta dos investidores em uma volta do grau de investimento do Brasil no curto prazo.

Juros baixos e contas externas ajudaram

A queda do Risco-Brasil foi favorecida pelo ambiente global de juros baixos, além da situação favorável das contas externas do País. Uma condição que afasta a percepção de risco de calote por parte dos investidores internacionais.

Saiba mais: Argentina: peso recua e risco-país atinge nível mais alto em 14 anos 

Além disso, existe um fator técnico atrás desse resultado. As empresas estão captando recursos dentro do Brasil, graças também a redução da taxa básica de juros (Selic). Por isso, elas conseguem reduzir seu endividamento externo em um processo que acaba diminuindo a necessidade de instrumentos de proteção sobre o crédito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entretanto, mesmo estando em níveis baixos, os CDS indicam apenas o Risco-Brasil, e não são uma previsão de volta do grau de investimento.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião