Governador do Rio recorre contra decisão de prefeito de reabertura parcial

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, prepara decreto para desautorizar a decisão do prefeito Marcelo Crivella de flexibilizar a abertura de lojas.

O Witzel irá justificar a determinação com base na sua competência de regular os procedimentos a serem adotados na região metropolitana do Rio de Janeiro, no combate ao novo coronavírus (covi-19). As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

A medida do prefeito visava autorizar a abertura de lojas de material de construção e de conveniência nos postos de gasolina da cidade do Rio a partir de sexta-feira (27). O posicionamento de vai na linha do presidente Jair Bolsonaro, sobre amenizar o isolamento social da população.

Em sua fala, Bolsonaro defendeu o fim das medidas de isolamento social e voltou a chamar a doença de “resfriadinho”, indo contra as orientações do ministério da Saúde.

O discurso foi feito sem consulta da equipe ministerial e contestou as sugestões do ministério da Saúde para permanecer em casa, a fim de reduzir a curva de contágio do vírus.

Saiba mais: Mandetta afirma que não tem intenção de deixar o ministério da Saúde

“A cidade tem muitas obras, inclusive nossas. Já nos postos, não serão permitidas aglomerações. É para entrar nas lojas de conveniência e sair” declarou o prefeito na entrevista virtual no Riocentro.

Isolamento social no Rio

O comércio no Rio foi fechado para conter a disseminação do novo coronavírus. Dessa forma,  é permitido funcionar apenas para que se compre e leve os produtos para casa, sem poder consumir no local.

Para conter o avnaço da pandemia, a previsão é que a cidade do Rio de Janeiro manterá o isolamento social pelo prazo de pelo menos mais 15 dias. Nesse sentido, estão restritos os serviços de escolas, que permanecerão sem aula; o comércio e os negócios; e os transportes públicos. No entanto, é recomendado que não haja aglomerações enquanto as linhas continuem a circular.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião