Balanços da semana

Ricardo Eletro terá maior recuperação judicial já vista no varejo, diz jornal

A rede varejista Ricardo Eletro, controlada pelo grupo Máquina de Vendas, protocolou na última terça-feira (13) seu plano de recuperação judicial na 1ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais em São Paulo. As informações são do jornal “Valor Econômico”.

Conforme documento obtido pelo jornal, a empresa vai formar unidades produtivas isoladas com imóveis do grupo para venda e pagamento da dívida de R$ 4 bilhões, a pouco menos de 20 mil credores. O processo coloca a recuperação judicial da Ricardo Eletro como a maior já registrada no varejo.

Existem dois centros de distribuição próprios que poderiam ser alvo da proposta para aquele eventuais interessados em leilão. Não obstante, a rede de lojas ainda estuda a venda de marcas do grupo, como Insinuante, Salfer, Eletroshopping e City Lar; de acordo com informações do Valor.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Grupo pode vender marca Ricardo Eletro

Além da negociação de marcas menores, a companhia poderia vender a principal marca do grupo, a Ricardo Eletro, depende do cenário e das negociações com credores, segundo uma fonte. Desse modo, a empresa avalia ainda lançar um nova marca, voltada para a operação online. A companhia informou no processo judicial que não deve atuar mais no varejo físico.

De acordo com o plano protocolado na Justiça, o grupo cita o assunto ao relatar que “as recuperandas informam que estão alterando a denominação social da recuperanda RN Comércio Varejista S.A., a fim de ficar alinhada com os novos propósitos e a nova marca que será lançada oportunamente”.

Tal tipo de lançamento normalmente exige investimentos na nova marca, e as marcas possuem peso em um plano de retomada das atividades. Dessa forma, o cenário leva empresas a evitar se desfazer de suas marcas principais, em um primeiro momento.

Nesse sentido, a questão ainda está sendo estudada pelo grupo Máquina de Vendas, e não existem decisão definitiva sobre a venda da Ricardo Eletro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião