Retomada da economia ganhará vigor se o governo investir em infraestrutura, segundo economista

Segundo Tony Volpon, economista-chefe do banco suíço UBS no Brasil, o País precisa para de apoiar em incertezas para o desenvolvimento de sua economia.

Volpon disse que as eleições conturbadas do ano passado e as dúvidas em relação à reforma da Previdência não podem ser desculpas para o “crescimento estável, porém medíocre” da economia brasileira.

Em entrevista à “Folha de S. Paulo”, Volpon comentou os dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde apontaram que o Brasil elevou seu PIB acima das expectativas.

Saiba mais: PIB do segundo trimestre cresce 0,4% e supera expectativas

“Quando eu digo recessão do investimento estou pensando no nível, não na taxa de crescimento. Embora o número tenha tido um crescimento relativamente robusto, ele simplesmente está corrigindo a queda dos trimestres anteriores. Ele continua num patamar muito baixo”.

Economia precisa reagir

Para Volpon, precisamos ressaltar que a recessão brasileira, de 2014 a 2016, ocorreu em um período pós-crescimento muito positivo durante 10 anos. Porém, a economia precisa reagir sem se apoiar a dogmas dos últimos três anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Neste ano, o foco foi a reforma da Previdência. Sempre há incertezas, e elas são, de fato, importantes para decisões de investimento. Mas, como elas têm se resolvido e não estamos vendo um grande dinamismo, acho que não podemos mais culpar esses fatores pela totalidade da situação”.

Volpon, em seu livro “Pragmatismo sob Coação: Petismo e Economia em um Mundo de Crises”, discorre sobre como o Brasil seria afetado pela mudança da posição da China no cenário global.

Para ele, grande parte da tragédia brasileira, nos últimos 20 anos, se passou por não entender o fator China.

Veja também: Relatório da reforma da Previdência é entregue a Alcolumbre com alterações

“A gente não tem que ver a figura de Donald Trump (presidente dos Estados Unidos) como o maior agente da guerra comercial. Temos que entender esse processo como uma crescente rivalidade geopolítica entre essas duas potências, que vai durar décadas.”

De acordo com o economista, que foi diretor do Banco Central durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, cada país vai ter que saber de lidar com a ambiguidade que essa disputal comercial traz.

No caso brasileiro, o desenvolvimento da economia também se passa por isso. “Vamos basear nosso desenvolvimento tecnológico em quem? Ambos os parceiros são muito importantes. Isso pode implicar escolhas difíceis.”

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião