Ibovespa tem semana em alta de 1,98% após guerra comercial

O Ibovespa fechou a semana em alta de 1,98% com crescimento de 2.014,79 pontos. Um resultado positivo marcado por notícias relacionadas à guerra comercial, assim como ao IPO da Vivara e a sinais que o governo federal privatizará a Eletrobras.

Durante a semana, o Ibovespa apresentou forte variação, como por exemplo nos dois primeiros dias da semana, onde caiu quase 2% e fechou abaixo dos 100 mil pontos.

A variação do principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3) pode ser explicada pelas seguintes notícias:

  • Segunda-feira fechou em queda após Eletrobras e guerra comercial;
  • Terça-feira encerrou abaixo de 100 mil pontos com tensões EUA-China;
  • Quarta-feira fechou em alta após interesse da China em acordo comercial;
  • Quinta-feira fechou em alta após novidade na guerra comercial;
  • Sexta-feira fechou em alta com anuncio de trégua na guerra comercial.

Segunda-feira

O Ibovespa fechou na segunda-feira (07) em baixa. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) teve queda de -1,93% a 100.572,733 pontos.

Saiba mais: Ibovespa fecha em queda após Eletrobras e Guerra Comercial

O Ibovespa registrou baixa devido a vários fatores. O principal deles,  a desistência do governo federal em injetar R$ 3,5 bilhões na Eletrobras (ELET6). A empresa estatal, que deve ser privatizada em breve fechou em queda na segunda de -6,61%, cotada a R$ 38,28.

Terça-feira

O Ibovespa fechou em queda na terça-feira (8) por conta das tensões que cresciam entre China e Estados Unidos, que estavam indo além da guerra comercial.

Saiba mais: Ibovespa fecha abaixo de 100 mil pontos com tensões EUA-China

O Ibovespa terminou o dia pela primeira vez abaixo dos 100 mil pontos desde o dia 3 de setembro, a 99.981 pontos. A mínima do dia ocorreu logo depois da divulgação da notícia que o governo dos Estados Unidos vai restringir vistos a membros do governo chinês.

Washington quer punir os funcionários do país asiático envolvidos na repressão da minoria islâmica da província de Xingjiang.

Além disso, os investidores também ficaram desanimados com as notícias sobre o baixo crescimento previsto para esse ano em mais de 90 países, divulgado pelo FMI.

Quarta-feira

O Ibovespa fechou na quarta-feira (9) em alta de 1,27%, a 101.248,78 pontos após a China ter demonstrado interesse em estabelecer um acordo para encerrar a guerra comercial com os Estados Unidos.

Saiba mais: Ibovespa fecha em alta após interesse da China em acordo comercial

No entanto, o país asiático havia ressaltado que, para que ocorra, o governo norte-americano deve suspender o plano de aplicar novas tarifas comerciais contra produtos chineses.

Quinta-feira

O Ibovespa fechou na quinta-feira (10) em alta impulsionado pela negociação entre EUA e China por um possível acordo cambial. O principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3) havia encerrado o dia em alta de 0,56% a 101.817,133 pontos.

Saiba mais: Ibovespa fecha em alta após novidade na guerra comercial

Negociadores dos Estados Unidos e China estariam trabalhando para um possível acordo cambial que visa o impedimento de tarifas adicionais do país norte-americano, evitando a manipulação cambial durante a guerra comercial. A informação havia sido divulgada pela agência Reuters na quinta.

Sexta-feira

O Ibovespa fechou em alta na sexta-feira (11) em alta após o anúncio de um acordo provisório entre EUA e China. Os mercados reagiram com otimismo a essa possível resolução para a guerra comercial.

Saiba mais: Ibovespa fecha em alta com anúncio de trégua na guerra comercial

O principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3) seguiu o andamento positivo das bolsas internacionais. Com isso, o Ibovespa fechou com uma alta de 1,98%, em 103.831 pontos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião