O que saber nesta segunda-feira em política e negócios

Saiba o que pode movimentar os mercados nesta segunda-feira no campo da política e dos negócios.

No cenário eleitoral, atenção para a pesquisa FSB/BTG Pactual, que mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 33% das intenções de voto (mesmo resultado da última pesquisa), e crescimento de Fernando Haddad (PT) de 16% para 23%. Ciro Gomes (PDT) perde fôlego, caindo de 14% para 10%. Ainda haverá pesquisa do Ibope a ser divulgada hoje.

Ainda na política, os advogados do ex-presidente Lula devem entrar com recurso no TRF-4 hoje para solicitar que ele possa gravar vídeos para a propaganda eleitoral de Fernando Haddad. A ideia é que ele grave na quinta, 27, quando pode receber visitas.

Do outro lado da disputa, Jair Bolsonaro recebeu Paulo Guedes, seu “posto Ipiranga” econômico, em seu quarto no Hospital Albert Einstein, onde ele se recupera há 15 dias. O deputado tuítou uma foto dos dois com a legenda “Jair Bolsonaro recebe visita de Paulo Guedes! Sempre juntos na busca da Ordem e Progresso!”, numa tentativa de acalmar as suspeitas de que há uma desunião interna na campanha do candidato.

Bolsonaro também planeja divulgar uma carta semelhante à “Carta aos Brasileiros” lançada por Lula em 2002. Escrito pelo general Augusto Heleno, o texto defende a pacificação do país com o resultado eleitoral e também faz um aceno ao mercado com ênfase na necessidade de se fazer um ajuste fiscal.

No mundo dos negócios, atenção para uma disputa na França: dois dos maiores grupos de supermercados do país, Casino e Carrefour, estão em discussão depois de o primeiro ter anunciado que rejeitou uma oferta de fusão do segundo, que o Carrefour negou ter feito.

A Embraer prevê anúncio oficial de joint venture com a Boeing até 5 de dezembro. O Itaú BBA trocou a Telefonica pelo Bradesco em sua carteira recomendada. A Petrobras recebeu R$ 1,58 bilhão em programa de subvenção ao diesel. A Eletrobras avalia vender fatia na Eletronuclear, segundo o Valor Econômico.

Dois bancos rebaixaram a recomendação de investimento na BR Properties indicando que ela deve ficar abaixo da média do mercado, após a Petrobras anunciar que pretende devolver os 22 mil metros quadrados de escritórios ocupados que restam em Ventura.

A Azul anunciou a contratação da Azorra para ajudar no processo de revenda e subarrendamento da frota da Embraer. Dessa forma, a Azul espera acelerar sua transição para modelos mais novos da Embraer.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião