Resumo da Semana: Previdência; Magazine Luiza; Itaú Unibanco; Guerra Comercial

A terceira semana do mês de novembro contou com diversas notícias que agitaram o mercado interno e, também, o cenário internacional. No Resumo da Semana do SUNO Notícias você acompanha todas as notícias mais relevantes dos últimos sete dias.

O Senado Federal aprovou, nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela e esse é um dos destaques do Resumo da Semana. Além disso, a Magazine Luiza anunciou uma nova parceria com a Marisa. A semana ainda contou com mais notícias sobre a Guerra Comercial.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber.

Confira os principais pontos do Resumo da Semana:

Previdência

Para iniciar o Resumo da Semana, separamos a notícia sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela no Senado Federal, realizada na noite da última terça-feira (19), como o principal destaque. O relatório altera tópicos da reforma da Previdência.

A votação contou com com 53 votos favoráveis e sete contrários. Entre as alterações, a medida inclui estados e municípios na reforma da Previdência.

“Vamos entregar [a PEC] agora para a Câmara, que naturalmente terá um longo debate nas comissões. Mas, sem dúvida nenhuma, é uma resposta do Senado ao equilíbrio fiscal dos estados e municípios”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Após a aprovação no Senado, a proposta será encaminhada à Câmara dos Deputados. Além da inclusão de estados e municípios, a PEC altera também algumas das regras para a aposentadoria.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza (MGLU3) teve mais uma semana de brilho no mercado, chamando a atenção por fazer uma nova parceria. A varejista anunciou, na última quinta-feira (21), que irá comercializar produtos do setor eletrônico na lojas físicas da Marisa. O projeto é denominado “store in store”. Serão mais de 500 lojas da varejista de moda com o serviço incluso.

O principal objetivo do Magazine Luiza é expandir sua base de clientes de forma significativa com a nova operação. A varejista oferecerá smartphones e acessórios para eletrônicos, além de serviços digitais como:

  • Magalu Conecta
  • Maga Mais
  • Cartões de conteúdo

Ademais, a varejista também terá em seu leque de serviços o fornecimento de garantia estendida e proteção contra roubo e furto ou quebra acidental de aparelhos eletrônicos.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber

“Vale ressaltar que o Magalu será responsável pela estratégia comercial, disponibilidade de produtos, faturamento, financiamento, logística, contratação e gestão dos colaboradores”, informou a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

Clientes que moram no Rio de Janeiro e em Brasília tem motivos para comemorar. Isso porque a varejista ainda não possui lojas físicas nos dois locais e a opção “Retire na Loja” agora ficará disponível com a parceria firmada com a Marisa. Dessa forma, será possível a retirada de produtos diretamente na varejista de moda.

A Marisa, assim como a Magalu, espera alavancar seu mix de produtos além de aumentar o fluxo de clientes em loja.

Itaú

A Prefeitura de São Paulo multou o Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) em R$ 3,8 bilhões por uma suposta fraude fiscal. A informação inicialmente foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na manhã desta sexta-feira (22).

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi realizada na Câmara para investigar uma possível sonegação tributária de grandes bancos. O Itaú, como outras instituições bancárias, transferiu sua sede para uma cidade próxima da capital, tendo que arcar com uma menor tributação.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

O maior banco privado do Brasil chegou a fechar um acordo com a Câmara paulista em maio para trazer de volta à cidade as sedes da Rede, sua credenciadora de pagamentos, e das operações de leasing e cartões. O retorno equivaleria a uma arrecadação de aproximadamente R$ 230 milhões em impostos.

Após as informações publicadas pela imprensa nesta sexta, o banco confirmou que sua controlada foi multada pela Prefeitura por suposta infração à legislação tributária do município, não tendo recolhido o ISS (Imposto sobre Serviços) aos cofres públicos municipais no que diz respeito às atividades da Rede.

Confira: Qualidade dos impostos no Brasil é ruim, diz executivo do Itaú

“O Itaú Unibanco esclarece que segue rigorosamente a legislação tributária e recolhe todos os tributos devidos, sendo que as operações da Itaucard em Poá, antiga sede da sociedade, sempre foram devidamente conduzidas na cidade, com estrutura de pessoal, espaço físico e tecnologia compatíveis com as atividades realizadas”, afirmou em nota a instituição financeira.

Guerra Comercial

Para fechar o Resumo da Semana, a Guerra Comercial teve mais novidades. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na útlima terça-feira (19) que aumentará as tarifas sobre as importações de produtos chineses caso não seja fechado nenhum acordo comercial com Pequim para acabar com a atual guerra comercial retaliatória que vem travando as economias de ambos países.

“Se nós não conseguirmos um acordo com a China, eu simplesmente aumentarei ainda mais as tarifas“, disse Trump que também afirmou que a China terá que fechar um acordo para encerrar a guerra comercial.

Nesta sexta-feira (22), o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que se for preciso irá retaliar os Estados Unidos, no entanto, o país asiático está trabalhando para alcançar um acordo baseado no “respeito mútuo e igualdade”.

“Se necessário, retaliaremos, mas estamos trabalhando ativamente para tentar não ter uma guerra comercial. Nós (China) não iniciamos essa guerra comercial e não é algo que queremos”, afirmou Jinping durante um fórum econômico em Pequim.

O mandatário do país asiático informou ainda que não tem medo dos EUA. “Sempre dissemos que não queríamos começar uma guerra comercial, mas não temos medos”, disse.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

A disputa comercial com os norte-americanos “pode afetar as perspectivas futuras da economia mundial, por isso é uma questão muito importante para prestar atenção”, completou o presidente chinês.

No início da semana, entretanto, o vice-primeiro-ministro chinês e líder das negociações comercias da China, Liu He, declarou que o país estava “cautelosamente otimista” com o desdobramento da guerra comercial.

Fique ligado no Resumo da Semana da Suno Notícias para ficar por dentro de todas as informações mais relevantes dos últimos dias.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião