Resultados de 15 empresas agitam mercado nesta semana; reformas seguem no radar

Na última semana, resultados de lucros e prejuízos de empresas tomaram conta do mercado. Além disso, a tensão no mercado global por causa da guerra comercial entre Estados Unidos e China também deixou os investidores atentos aos desdobramentos da situação.

O mercado teve altos e baixos com uma forte valorização do dólar, causada pela disputa comercial entre as duas principais potências do cenário mundial.

Dessa forma, nesta semana é esperado que o impasse entre China e EUA seja amenizado aos poucos. Na última semana, o presidente Donald Trump afirmou que as coisas “estavam indo muito bem com a China”. Entretanto, após a declaração houve uma forte desvalorização do yuan, que desestabilizou mercados do mundo inteiro.

Reforma da Previdência

A reforma da Previdência precisa da permissão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para ser encaminhada ao plenário do Senado. Entretanto, a medida começa a ser discutida na Casa nesta semana.

De acordo com informações do jornal “O Estado de São Paulo”, a reforma já conta com votos necessários para a aprovação no Senado. Com a expectativa positiva de investidores para a aprovação da proposta, o mercado pode reagir também de forma positiva durante esta semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Reforma Tributária

Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cinco propostas de reforma tributária foram feitas. Sendo assim, para que o Congresso analise apenas uma, o governo, a Câmara e o Senado decidiram fazer um texto em consenso.

No entanto, membros da equipe econômica, informaram ao jornal “Folha de S.Paulo” que ainda assim, o governo vai apresentar a sua própria proposta de reforma tributária.

A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ainda irá enviar um texto para a reforma tributária ao Congresso. Entretanto, na última semana, uma declaração do presidente da República deixou especialistas em dúvida. O presidente não quer a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), porém a equipe econômica está defendendo a criação de um imposto sobre pagamentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além da equipe econômica, outras frentes também possuem seus projetos próprios, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, além, também, de governadores.

Resultados

Nesta semana serão divulgados resultados do segundo trimestre de 2019, de 64 empresas. Entre as principais companhias que podem movimentar o mercado interno, estão as 15 a seguir:

  • Magazine Luiza SA (MGLU3)
  • Banco Inter (BIDI4)
  • Eletrobras (ELET6)
  • Itaúsa (ITSA3)
  • Cosan (CSAN3)
  • Rumo (RAIL3)
  • Bradespar (BRAP4)
  • JBS (JBSS3)
  • OI (OIBR4)
  • Via Varejo (VVAR3)
  • Movida (MOVI3)
  • BR Malls (BRML3)
  • Embraer (EMBR3)
  • Ultrapar (UGPA3)
  • Kroton (KROT3)

As seis primeiras empresas da lista acima devem divulgar seus resultados trimestrais nesta segunda-feira (12).

Veja também: Boletim Focus interrompe sequência de previsão de crescimento do PIB 

Índices da semana

Nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) deve ter alta de 0,3% em julho, de acordo com dados obtidos pela “Bloomberg”. Em contrapartida, na China haverá a divulgação dos dados de produção industrial e varejo do último mês.

No Brasil, o Banco Central irá divulgar o IBC-BR ainda nesta segunda-feira (12). O índice é um indicador do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Além disso, o IBC irá mostrar a performance da economia brasileira nos primeiros seis meses de 2019, o que pode contribuir para altos e baixos no mercado financeiro.

 

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião