Renault tem como prioridade o fortalecimento da aliança com a Nissan

O presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, declarou nesta quarta-feira (12) que a prioridade da montadora francesa é o fortalecimento da aliança com a japoensa Nissan.

O objetivo foi estabelecido após o fracasso do processo de fusão da Renault com a Fiat Chrysler (FCA). O presidente da montadora francesa disse que embora a confiança entre as empresas tenha se deteriorado, a aliança exigirá esforços de ambas as casas automobilísticas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A prioridade agora é tornar a aliança bem-sucedida, eficiente e forte. Não haverá qualquer sucesso para a Renault se não houver sucesso para a aliança”, afirmou Jean-Dominique Senard.

Saiba mais: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deve mudar, diz ministro francês

Apesar da tentativa de Senard para fortalecer a relação, a Nissan recusou-se a estudar a proposta de fusão completa. Após a rejeição, a Renault exigiu mais assentos nos conselhos da empresa japonesa.

Fracasso da fusão com a Fiat Chrysler

Na última semana, o grupo Fiat Chrysler (FCA) informou que retirou sua oferta de fusão com a montadora francês Renault. A empresa divulgou um comunicado anunciando sua decisão.

Saiba mais: Fiat Chrysler retira proposta de fusão com a Renault

A montadora ítalo-americana salientou que o acordo tinha sido pensado com “termos cuidadosamente equilibrados para oferecer benefícios substanciais a todas as partes”. Entretanto, segundo a FCA o governo francês foi o responsável pela não concretização do negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Demissão de Carlos Ghosn

Um dos episódios que alteraram a relação entre a Renault e a Nissan foi a destituição de Carlos Ghosn, antecessor de Senard, em abril deste ano. Ghosn era também presidente do conselho de administração da montadora japonesa. Sua demissão foi aprovada por acionistas da Nissan durante uma reunião de emergência.

Saiba mais: Carlos Ghosn é destituído do conselho de administração da Nissan

Além de Ghosn, os acionistas também destituíram o ex-diretor Greg Kelly. Ainda na reunião, o atual presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, foi nomeado como novo membro do conselho de administração da Nissan.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião