Reino Unido manifesta apoio ao ingresso do Brasil na OCDE

O Reino Unido informou que apoia a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A informação foi divulgada pelo embaixador de Londres no Brasil, Vijay Rangarajan.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

“O Reino Unido apoia veementemente a entrada do Brasil na OCDE. Especialmente neste momento, em que as instituições multilaterais são cada vez mais questionadas, esse é um processo internacional de grande importância”, afirmou o diplomata britânico.

Saiba Mais: Entenda o que o Brasil poderia ganhar entrando na OCDE, o ‘Clube dos Ricos’

Rangarajan salientou que “tem sido fantástico trabalhar com o governo brasileiro ajudando na implementação do acesso à OCDE. Esta é uma das mudanças mais profundas no momento para ambos, OCDE e Brasil. Essas reformas nem sempre são fáceis, mas esse comprometimento tem causado claro progresso. E nosso interesse de trabalhar cada vez mais com o Brasil é constante”.

Apoio dos EUA

No final de maio, os Estados Unidos também anunciaram oficialmente o apoio à entrada do Brasil na OCDE. A declaração foi feita em Paris durante uma reunião da entidade.

Saiba mais: Estados Unidos apoiam oficialmente entrada do Brasil na OCDE

Dessa forma, o presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu o que prometeu ao mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro, durante sua visita aos Estados Unidos em março. O político americano tinha garantido naquela ocasião o apoio à entrada do Brasil na OCDE, mas não havia oficializado nada até então.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/07/74c682f4-banner-home-6-5.jpg

Entretanto, a promessa de apoio dos EUA só foi conseguida com condições. O presidente brasileiro se comprometeu a abrir mão do tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC) como País em desenvolvimento.

‘Clube dos ricos’

O ministro da EconomiaPaulo Guedes, salientou em várias ocasiões que ingressar na OCDE é entrar na primeira divisão das economias mundiais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-2.png

A inserção do País na OCDE, o chamado “Clube dos Ricos“, ajudaria o governo a implementar uma série de políticas públicas que vão de um orçamento equilibrado a luta a desigualdade. Além disso, disponibilizaria uma uma grande quantidade de informações, coletadas de diversos países-membros, que ajudariam o Brasil a alcançar uma estabilidade financeira e um melhor crescimento econômico.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião