Boris Johnson ameaça saída do Reino Unido da UE sem acordo comercial

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ameaçou nesta sexta-feira (16) a desistir das negociações com a União Europeia (UE), a menos que haja uma “mudança fundamental de abordagem” por parte do bloco europeu.

Por vídeo, Johnson afirmou que em uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, a UE o deixou convencido de que não estava pronta para oferecer ao Reino Unido um acordo comercial “no estilo Canadá”. Trata-se de uma referência a uma relação preferencial que minimizaria tarifas e suavizaria os laços comerciais.

No vídeo, que foi transmitido na televisão britânica, o primeiro-ministro afirmou que o Reino Unido deixaria o bloco europeu no dia 1º de janeiro sem um acordo comercial. Johnson alertou para a que a UE “só venha até nós se houver alguma mudança fundamental de abordagem”, e se demonstrou aberto para negociações. “É claro que estaríamos prontos para ouvir”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Em resposta, o bloco europeu confirmou que sua equipe de negociação viajaria a Londres “como planejado” na próxima semana. Comunicado esse que já havia sido divulgado na última quinta-feira (15) pelo negociador-chefe da UE, Michel Barnier.

Mais cedo, antes do vídeo, o porta-voz do primeiro-ministro, James Slack, havia anunciado que as negociações sobre um acordo comercial entre o Reino Unido e o bloco europeu haviam acabado. Em sua declaração, Slack, que já tinha a informação de que Barnier iria para Londres, disse que a presença do negociador-chefe não fazia sentido.

“Não faz sentido Michel Barnier vir a Londres na próxima semana se ele não estiver preparado para discutir todas as questões com base em um texto de forma acelerada, sem que o Reino Unido seja obrigado a fazer todos os movimentos”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse, após a reunião de cúpula da bloco europeu desta sexta, que “os líderes soberanos de 27 Estados membros que tomaram a decisão de permanecer na UE não têm o trabalho de fazer o primeiro-ministro britânico feliz”.

Segundo Macron, o bloco já está ciente de que o acordo “exigirá esforços, especialmente do Reino Unido. É o Reino Unido, muito mais do que nós, que precisa de um acordo”.

Brexit: Reino Unido pode prorrogar prazo para concluir negociações com UE

O Reino Unido informou na última quarta-feira (14) que permitirá que as negociações com a União Europeia sigam além do prazo estabelecido pelo primeiro ministro britânico, Boris Johnson, que seria na próxima quinta-feira (15). O acordo buscado pelas duas partes refere-se às relações comerciais após o fim do período de transição do Brexit.

A União Europeia divulgou notas na quarta-feira após Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, terem dialogado. Ambos os lados expressaram insatisfação com a falta de avanços nas negociações do Brexit, informou a nota.

Vale ressaltar que recentemente a UE já havia dado indícios de que aceitaria prorrogar as negociações com o Reino Unido até o início de novembro, limite para que um possível acordo entre as partes possa ser traduzido para todas as línguas dos países-membros da União Europeia e aprovado pelo Parlamento Europeu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião