Grana na conta

Registros no PIX podem começar a ser feitos em 5 de outubro, diz Bolsonaro

O presidente da República Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (15) que a partir de 5 de outubro será possível fazer o cadastro no sistema de pagamentos instantâneos PIX criado pelo Banco Central (BC) .

Em outubro será possível fazer o registro do número de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail, que facilitam a identificação do recebedor. Por meio desses dados, será possível enviar e receber quantias instantaneamente, por meio do celular. O PIX passará a funcionar a partir do dia 16 de novembro.

O presidente, em seu Twitter, destacou que esse sistema “vai permitir transferências eletrônicas em tempo real a qualquer momento do dia ou da noite, inclusive aos finais de semana e feriados”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Banco Central aprova PIX e sistema entrará em vigor em novembro

O Banco Central anunciou, na última quarta-feira (12), que o regulamento do PIX, criado pela autoridade monetária, foi autorizado. A ferramenta passará a funcionar a partir do dia 16 de novembro.

De acordo com o comunicado do BC, a fim de promover competição, foram realizadas alterações nas condições de participação das instituições de pagamento não sujeitas à autorização da autoridade monetária e no papel dos participantes responsáveis junto a tais instituições.

“De forma a simplificar o escopo de atuação dos participantes responsáveis, evitando elevar os custos aos usuários finais, e ao mesmo tempo garantir a entrada segura das instituições de pagamento de menor porte, foi definido que tais instituições, ao aderirem ao Pix, passam automaticamente a integrar o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”, diz a nota.

Outra alteração nas normas foi a “redução do capital mínimo requerido dessas instituições, equalizando o tratamento em relação a outras instituições reguladas pelo BC”. O movimento, segundo o BC, “reduz ainda mais as barreiras à entrada, fomentando a participação e a competição”.

Segundo João Manoel Pinho de Mello, diretor de organização do sistema financeiro e resolução do BC, o sistema não terá preços tabelados. Além disso, o diretor disse, em live promovida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) nesta quarta-feira, que o PIX não substituirá os outros meios de pagamento.

“Algumas pessoas interpretam o Pix como uma Ted vitaminada, mas é muito mais do que isso. É uma plataforma multifuncional. As empresas poderão ofertar diversos tipos de produtos de pagamento”, afirmou. Pinho de Mello também citou a possibilidade de agendamento de transferências no Pix.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião