Reforma da Previdência: governo conclui texto-base para apresentar a Bolsonaro

O governo concluiu o texto-base da reforma da Previdência que deverá ser encaminhado para o presidente Jair Bolsonaro.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo secretário especial do Trabalho e Previdência do Ministério da EconomiaRogério Marinho. Com a finalização do texto da reforma da Previdência, a proposta vai passar pelo crivo de Jair Bolsonaro, que dará a palavra final sobre alguns pontos.

Saiba mais: Mourão se encontra com lideranças da CUT para falar sobre Previdência

Porém, o secretário não quis detalhar quais são esses pontos não definidos. Perguntado se a idade mínima entre homens e mulheres e o tempo de transição eram as medidas pendentes, Marinho respondeu que não poderia responder essa questão.

“Nós vamos apresentar um projeto ao presidente. É evidente que existem pontos que serão levados à presença do presidente, para que ele possa tomar sua posição, para que ele possa definir de que forma isso chegará à Câmara Federal”, afirmou.

De acordo com Marinho, o texto foi consultado por diversos membros da equipe do governo antes de ser formulado.

“Concluímos o texto-base, após várias consultas. Ele passou por avaliação da Casa Civil, Ministério da Desenvolvimento Social, Agricultura, das várias secretarias que fazem parte do Ministério da Economia. Recebemos contribuição de economistas de todo o país, e observamos o texto que já existe na Câmara Federal (aprovado na comissão especial)”, declarou Marinho, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Saiba mais: Carteira “verde e amarela” não será incluída na PEC da Previdência, diz Guedes

A proposta será enviada quando Bolsonaro estiver com espaço na agenda. O presidente está internado no Hospital Albert Eisntein se recuperando de uma cirurgia. Na última sexta, exames de tomografia mostraram sinais de pneumonia.

“Vamos aguardar apenas a disponibilidade de agenda do presidente. Estamos esperando que eles nos convoque. Porque ele tem autoridade de tomar decisões que julgar convenientes para apresentar o projeto que esteja confortável para ele”, afirmou Marinho.

Saiba mais: Itaú: economia de R$ 1,05 tri em 10 anos com reforma da Previdência

Além disso, o secretário acrescentou que o texto é “bem diferente” da minuta divulgada na última semana. A idade mínima de 65 anos entre homens e mulheres constava na proposta vazada para a imprensa. Para Marinho, a reforma da Previdência trará “justiça, equidade e também um impacto fiscal (economia de recursos) que permita que o Brasil volte a crescer e a gerar empregos”.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião