Reforma da previdência é adiada em uma semana pelo Senado

Foi informado nesta quinta-feira (15), que a votação em segundo turno da reforma da previdência no Senado foi adiada em uma semana. A data inicial prevista era a do dia 2 de outubro e passou para 10 de outubro, conforme anunciado pelo colegiado.

A oposição havia pressionado para que o prazo regimental fosse cumprido, portanto, o adiamento foi realizado desconsiderando segundas e sextas-feiras para as discussões sobre a previdência no plenário.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-SP), já havia dito que a promulgação da matéria poderia ocorrer entre os dias 8 e 10 de outubro.

Para o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) “a oposição nunca concordou com um calendário que subvertesse os prazos regimentais”, afirmou Rodrigues.

Rodrigues também disse que só seria possível a realização de discussões às segundas e sextas, destinadas para a votação de uma emenda constitucional, caso os líderes em sua totalidade concordassem. Entretanto, isso não ocorreu.

A votação em primeiro turno passou para o dia 24 de setembro. Já no dia 10 de outubro será realizada a votação em segundo turno, conforme o novo calendário.

A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), disse que Tasso Jereissati (PSDB-CE), o relator da matéria, deverá entregar na próxima sexta-feira (23) o relatório para que o texto possa sofrer modificações até 28 de agosto, dia de sua leitura.

Debates da previdência ocorrerão na próxima semana

A comissão de constituição e justiça (CCJ) realizará debates sobre a reforma da previdência na semana que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Simone Tebet (MDB-MS e presidente da CCJ) disse que 76 autoridades foram convidadas, tirando os convites duplicados. Com convites a várias pessoas das mesmas entidades, este número será reduzido.

Saiba mais: Senado define calendário da tramitação da reforma da Previdência

O baixo número de parlamentares em Brasília fez com que as discussões da previdência fossem adiadas pela presidente da comissão, de segunda (19) para terça-feira (20). O secretário especial do Trabalho e da Previdência, Rogério Marinho, é um dos convidados do dia.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião