Reforma da Previdência: relator diz ser possível antecipar parecer

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB), disse que espera apresentar o seu parecer até o final da próxima semana. O deputado afirmou que está trabalhando para auxiliar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia na condução dos trabalhos.

Moreira também acrescentou que está ouvindo as lideranças e o presidente da Câmara para apresentar um relatório que possa ser aprovado pela maioria dos membros da comissão especial da reforma da Previdência.

Saiba mais: PL, do Centrão, apresenta alternativa à reforma da Previdência de Guedes

“Estamos concluindo e estamos partindo para o fechamento do relatório com todo o cuidado para que seja um bom relatório e que possa ser aprovado pela grande maioria dos membros da comissão especial”, afirmou.

Nesta quinta-feira (30), a audiência pública da comissão especial da reforma da Previdência discutiu a descontextualização que está prevista na proposta do governo. O relator diz que a idade mínima e a regras de cálculo do benefício poderiam ficar fora da Constituição.

Porém, em sua avaliação, esse não é o momento de discutir esses pontos. Para ele, o essencial é aprovar uma reforma que equilibre e coloque em ordem as contas previdenciárias. O relator afirmou também que o governo federal está solicitando ao Congresso Nacional crédito de R$ 248 bilhões ou R$ 200 bilhões para pagar aposentadoria.

Rodrigo Maia pede antecipação

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse que deve pedir ao relator da reforma da Previdência da comissão especial, Samuel Moreira, para apresentar o parecer antes do dia 15 de junho.

Desta forma, o deputado planeja que a votação da reforma da Previdência no plenário na Casa ocorra ainda no primeiro semestre de 2019.

Saiba mais – Reforma da Previdência não é suficiente para crescimento, diz Santander

“O tempo está ficando apertado. E pedi ao relator que antecipe em uma semana ou cinco dias a leitura do texto. Esperamos chegar na economia que o ministro Guedes deseja para a Previdência”, afirmou Maia após reunião no Ministério da Economia, com o ministro Paulo Guedes.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião