Reforma da Previdência: centrão barra tentativa de governo de acelerar PEC na CCJ

Os partidos do centrão político barraram a tentativa do governo de tentar acelerar a reforma da Previdência na CCJ. Nesta segunda-feira (15), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) rejeitou o requirimento de inversão das pautas na ordem dos trabalhos. Foram 48 votos contrários e 19 a favor.

No início, previa-se que a pauta da reforma da Previdência seria votada primeiro que a PEC do Orçamento, que aumenta os gastos obrigatórios do governo. Porém, partidos do centrão articularão o adiamento do debate da reforma. Por outro lado, partidos governistas planejavam antecipar a votação na CCJ.

Saiba mais: Reforma da Previdência poderá ser discutida hoje na CCJ da Câmara

Partidos do centrão tem sido o maior entrave do governo no Congresso. Siglas como DEM, PP, PTB, Podemos e Solidariedade não estão defendendo o projeto da reforma da Previdência como o Planalto gostaria. Na CCJ, o deputado Arthur Lira tem sido o principal porta-voz do grupo. Frequentemente, o parlamentar barra as principais propostas do governo.

Saiba mais: Bolsonaro assume articulação política da reforma da Previdência

De acordo com Lira, o centrão não está interessado em cargos e não faz qualquer pedido ao governo. “Não há qualquer pedido desses partidos de nada para o governo: nem de cargo, nem de espaço, nem de emenda, nem de nada”, disse.

 

Na sessão, somente  o PSDB, o Novo e o Patriotas votaram contra a inversão da pauta. Até mesmo o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, votou a favor da mudança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Saiba mais: Centrão quer atrasar reforma da Previdência; governo tenta negociar

O governo deseja aprovar a reforma da Previdência no primeiro semestre deste ano. Com inversão da pauta, o debate da proposta será mais uma vez postergado. Parlamentares dizem que a discussão deve ficar para a próxima semana.

Saiba mais – Vale a pena entrar no IPO do Uber?

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião