Balanços da semana

Reforma da Previdência é aprovada na CCJ por 48 votos a 18

A reforma da Previdência foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no fim da noite desta terça-feira (23). Depois de 9h de discussão, o parecer do relator foi aprovado pelos deputados por 48 votos a 18.

O parlamentares votaram pela admissibilidade da reforma da Previdência. Isso significa que eles analisaram apenas se a proposta estava dentro dos princípios constitucionais. A análise e as mudanças efetivas no conteúdo do texto serão feitas por meio de emendas em uma comissão especial.

A sessão na CCJ foi marcada por debates entre os parlamentares. E a aprovação do parecer do relator só foi viabilizada depois que o governo fechou um acordo com o Centrão e aceitou retirar alguns pontos da reforma.

Confira como votou cada deputado sobre o parecer da reforma da Previdência. (Fonte: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Saiba Mais: Itaú: Reforma da Previdência pode ser diluída em até 50%

Na última quarta-feira (17) a votação foi adiada na comissão porque os partidos de centro não apoiaram a proposta como estava. Dessa forma, eles uniram-se à oposição para atrasar a tramitação da reforma. Nesta terça, os partidos de oposição ficaram sozinhos na tentativa de impedir o andamento da reforma da Previdência.

Mudanças no parecer

O parecer do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), votado nesta terça já apresentava as alterações feitas pelo governo após o acordo com líderes. Os pontos retirados foram:

  •  o fim da multa de 40% que o empregador  paga ao funcionário sobre o saldo do Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço (FGTS) quando a demissão é sem justa causa. A proposta sugeria acabar com a obrigatoriedade da multa quando o empregado já fosse aposentado;
  • o texto retiraria a definição da aposentadoria compulsória da Constituição federal e passaria ela a uma lei complementar.
  • a proposta definia que apenas varas federais poderiam julgar qualquer ação judicial sobre questões previdenciárias.
  • o texto também atribuía permissão apenas ao Executivo federal para realizar qualquer alteração na Previdência Social.

Saiba Mais: Sociedade sente que necessita de reforma da Previdência para vida melhor, diz vice de SP

 

O governo justificou que os pontos cedidos no acordo não afetam a expectativa de economia da reforma da Previdência. De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ceder logo na primeira fase enfraquece a estratégia do governo. Entretanto, ele garante que mesmo com as mudanças, em dez anos, a economia com a reforma continua prevista em R$ 1 trilhão.

As próximas mudanças na Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência serão feitas em uma comissão especial. Nesta quarta-feira (24), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), deve assinar a criação da comissão, que terá até 40 sessões para votar a proposta.

Debate CCJ
A sessão foi marcada por discussões entre os deputados. (Fonte: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Próximos passos da tramitação na Câmara

A  partir de agora, a tramitação da reforma da Previdência na Câmara ocorre da seguinte forma:

  • Será criada uma comissão especial para análise do texto; deputados integrantes e o presidente da comissão serão escolhidos;
  • Nas 10 primeiras sessões, os deputados podem apresentar emendas que alterem o texto aprovado na CCJ;
  • A partir da 11ª sessão o relator pode apresentar o parecer;
  • O relatório será votado pelos deputados integrantes da comissão especial;
  • Se aprovado, o texto passa para o plenário da Câmara e deve ser lido em sessão;
  • A votação deve ocorrer em dois turnos e a PEC precisa do apoio de, no mínimo, 308 deputados;
  • Se aprovada, a reforma da Previdência passa para análise no Senado.

 

 

 

 

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião