Reforma administrativa será entregue na próxima semana, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a proposta de reforma administrativa será enviada à Câmara dos Deputados na próxima semana. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (7) durante um evento sobre pacto federativo, que ocorreu na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o ministro, o Congresso Nacional está “abraçando” tanto a reforma administrativa quanto a tributária. Guedes afirmou que a proposta de reforma tributária será apresentada para um comitê formado pela Câmara e pelo Senado.

“A reforma tributária é um pouco mais complexa. A administrativa é mais simples”, disse o ministro.

Guedes afirmou que o Congresso é a favor da aprovação do pacto federativo e fará sua parte para que seja aprovado. O ministro disse ainda que a relação entre os poderes Executivo e Legislativo amadureceu, tornando o clima “extremamente favorável”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

“Primeiro, o presidente [Jair Bolsonaro] vai acompanhar, depois o Congresso, interlocutores preparados, gente que já pensou sobre isso”, disse Guedes sobre a aprovação do pacto federativo.

Bolsonaro fala sobre reforma administrativa

A declaração de Guedes vai de encontro com a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a reforma administrativa. No início de janeiro, o mandatário afirmou que a proposta deverá chegar ao Congresso neste mês.

Saiba mais: Reforma administrativa deve ser enviada ao Congresso em fevereiro, afirma Bolsonaro 

O presidente disse que o projeto não irá implicar na estabilidade de servidores atuais, porém pode mexer nas regras sobre novos funcionários do setor de serviço público.

“A gente não pode apresentar um projeto neste sentido (que altera regras sobre estabilidade de servidores atuais) porque muita gente vai dizer que está quebrando a estabilidade de 12 milhões de servidores. A gente não quer esse impacto negativo na sociedade, né, que seria mais um fake news, uma mentira, mas que pode ter reflexos negativos para o Brasil como um todo”, salientou o presidente da República sobre a reforma administrativa, em frente ao Palácio da Alvorada.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião