Reforma administrativa é carta de alforria para setor público, diz Anastasia

O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) realizou elogios à proposta de reforma administrativa enviada pelo governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Congresso nesta quinta-feira (3), afirmando que a medida é uma “carta de alforria” para o setor público.

O membro da frente parlamentar da reforma administrativa no Congresso afirmou que o texto serve como um “freio de arrumação” na legislação. “Felizmente, hoje, depois de tantas entrevistas, tantas reuniões, tantas demandas e apelos, o governo se sensibilizou e corretamente mandou para o Congresso essa verdadeira carta de alforria para a administração pública brasileira”, afirmou Anastasia, em vídeo divulgado em suas redes sociais.

O senador ressaltou alguns pontos da reforma como:

  • o novo regime de contratação;
  • a flexibilização da organização administrativa;
  • as novas formas de parceria com o setor privado.

Anastasia, no entanto, destacou que a tramitação no Parlamento será “complexa”, em vista da exigência de votação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, além de ainda precisar de futuros projetos e de leis complementares a ordinária.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A proposta de reforma administrativa enviada pelo governo cria cinco novos tipos de vínculos para servidores públicos, sendo que somente um desses possui garantia de estabilidade no cargo após três anos. O texto também permite ao presidente da República extinguir alguns órgãos e ministérios sem prévia autorização do Congresso.

“Todas essas modificações vão valorizar os servidores com carreiras mais equilibradas e mais justas, com remuneração variável pelo bom desempenho. Vamos prestigiar os bons servidores e os bons procedimentos”, salientou Anastasia.

Reforma administrativa não inclui algumas categorias

A proposta do governo federal não atinge algumas categorias específicas, tais como membros do Ministério Público, militares, juízes e parlamentares.

Considerado amplo, o texto tem impacto sobre servidores dos três Poderes, não somente sobre o Executivo, mas também do Legislativo e Judiciário. A proposta ainda contempla estados e municípios.

O Ministério da Economia, no entanto, comunicou que o Poder Executivo não tem autonomia para propor alterações para integrantes de outros poderes, como deputado, senadores, juízes, desembargadores, procuradores e promotores. O governo federal alegou que essas categorias seguem regras próprias, que não podem ser mudadas por uma proposta de reforma administrativa por parte do Executivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião