Decisão sobre recuperação judicial da Avianca Brasil é prorrogada

O desembargador Sérgio Shimura prorrogou nesta terça-feira (27) a decisão que decidirá o futuro da Avianca Brasil. A decisão faz parte do processo de recuperação judicial da área.

As discussões sobre a possibilidade de que a Avianca Brasil declare falência retornarão no dia 10 de setembro, no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na sessão anterior, no dia 29 de julho, os desembargadores votaram, por três votos favoráveis e um contrário, para o cancelamento do plano de recuperação judicial da companhia. Assim, a empresa deveria declarar falência.

No entanto, na retomada da audiência que ocorreu nesta terça-feira, Shimura, que já havia votado para a falência da companhia, optou por reavaliar seu voto.

Além de adiar a decisão, o desembargador afirmou que quer apurar uma possível manipulação de votos.

Recuperação judicial da Avianca Brasil

A Avianca está em recuperação judicial desde o dia 10 de dezembro do ano passado. A área registrou o pedido na 1ª Vara Empresarial de São Paulo, após prejuízos e atrasos relacionados ao arrendamento de aeronaves.

Quando a área entrou com o pedido, as dívidas com aeroportos brasileiros já chegavam a quase R$ 100 milhões. Somente no aeroporto de Guarulhos a empresa devia R$ 25 milhões.

A companhia era responsável por 13% do mercado aéreo nacional e tinha registrado um crescimento forte nos últimos anos. Com isso, a área era a quarta maior no setor de aviação do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em maio, em decorrência da recuperação judicial, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu todas as as operações da da companhia.

Segundo a Anac, a decisão se manteria até a empresa comprovar que tem capacidade de mantar as atividades com segurança. No entanto, a suspensão das atividades da área continuam até o momento.

Em julho, a Anac distribuiu os slots, horários de pouso e decolagem, que pertenciam à Avianca no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para companhias entrantes no mercado.

Avianca deixa a Star Alliance

A Avianca deixará a Star Alliance no próximo domingo (1). O desligamento da aérea fará com que a aliança internacional de serviços aéreos não possua mais nenhuma companhia brasileira.

Saiba mais: Avianca Brasil anuncia que deixará a Star Alliance em setembro

Apesar da saída, 11 empresas que fazem parte do grupo continuarão com suas operações no Brasil.

O presidente da Star Alliance, Jeffrey Goh, lamentou a situação atual da Avianca Brasil, ao lembrar que as operações da companhia foram suspensas no País.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião