Recuperação depende da contenção do coronavírus, diz FMI

Segundo Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), a recuperação econômica mundial dependerá da forma com que o novo coronavírus (Covid-19) será contido. A declaração foi realizada neste terça-feira (31) em conferência com os presidentes dos bancos centrais dos países do G20.

“Nossa previsão de uma recuperação no próximo ano depende de como conseguiremos conter o coronavírus e reduzir o nível de incerteza”, afirmou a diretora. Segundo ela, a recuperação virá quando o nível de incerteza for menor.

Na última semana, Georgieva afirmou que a pandemia do coronavírus pode trazer consequências iguais ou piores à crise financeira enfrentada em 2008. A recuperação desse tombo, no entanto, é esperada em 2021.

Georgieva salientou que “para chegar lá, é fundamental priorizar a contenção e fortalecer os sistemas de saúde – em todos os lugares. O impacto econômico é e será severo, mas quanto mais rápido o vírus parar, mais rápida e forte será a recuperação”.

A diretora também ressaltou que são bem-vindas as ações tomadas pelos países para proteger os sistemas de saúde e as economias da pandemia. “No entanto, continuamos muito preocupados com as perspectivas negativas para o crescimento global em 2020”, acrescentou.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Em nome do FMI, Georgieva demonstrou sua preocupação com a desaceleração nos mercados emergentes e nos países mais pobres. Dessa forma, o fundo apoiou um plano do G20 para:

  • Fortalecer a capacidade dos sistemas de saúde
  • Estabilizar a economia mundial por meio de oportunidades, direcionadas e coordenadas
  • Pavimentar o caminho para a recuperação

Além disso, a diretoria revelou que o Conselho Executivo do FMI aprovou, na última quinta-feira (26), uma reforma do Fundo de Contenção e Alívio de Catástrofes. Isso permitirá que os países de menor renda apliquem recursos no combate ao vírus em vez de pagar suas dívidas com a instituição.

FMI e G20 no confronto ao coronavírus

Na última quinta-feira, o G20 informou que irá injetar US$ 5 trilhões (R$ 24,91 trilhões) na economia global para ajudar no enfrentamento ao coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O grupo liderado pela Arábia Saudita neste ano afirmou, em declaração oficial, que fará o que for necessário para enfrentar o avanço da doença e garantir empregos, e está buscando recursos para isso.

Além disso, o G20 se propôs a compartilhar informações epidemiológicas e do âmbito da saúde, sustentar os sistemas públicos de saúde e elevar a capacidade de produção de materiais médicos.

O FMI solicitou aos líderes dos países mais ricos do mundo que apoiem à capacidade de financiamento da instituição. Georgieva salientou que é necessário apoiar os países mais pobres, que serão particularmente impactados pelo coronavírus, tanto economicamente como na saúde.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião