Receita recebe 19,1 milhões de declarações do Imposto de Renda

A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (15) que, até o momento, recebeu 19,1 milhões de declarações do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

O número divulgado é 60% abaixo da expectativa de entrega para este ano. A Receita espera que 32 milhões de pessoas declarem o Imposto de Renda referente a 2019 até o final de junho.

A Receita Federal informou em abril que a entrega da declaração de Imposto de Renda referentes ao ano-base de 2019 foi prorrogada para o dia 30 de junho. A entrega era prevista anteriormente para o dia 30 de abril.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A decisão de prorrogar o prazo de entrega foi tomada pelo órgão por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, informou, em nota.

Adir destaca ainda que, o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápidos serão o processamento e a restituição.

Confira o calendário de restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal informou também em abril que manteria o calendário de restituição do IRPF. As restituições do Imposto de Renda em 2020 ocorrerão da seguinte forma:

  • 1º lote: 29 de maio de 2020
  • 2º lote: 30 de junho de 2020
  • 3º lote: 31 de julho de 2020
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020

Saiba mais: Receita Federal começa a pagar 1° lote de restituição do Imposto de Renda

O valor total das restituições do primeiro lote deveria ser de R$ 2 bilhões. Serão priorizados idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. As demais restituições serão pagas nos próximos lotes, seguindo a ordem de entrega das declarações do Imposto de Renda.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião