Receita Federal confirma calendário de restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (2) que vai manter o calendário de restituição do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). O primeiro lote de restituição será pago no dia 29 de maio.

O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou a decisão em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Confira o calendário de restituições do Imposto de Renda em 2020:

  • 1º lote: 29 de maio de 2020
  • 2º lote: 30 de junho de 2020
  • 3º lote: 31 de julho de 2020
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020

O valor total das restituições do primeiro lote deveria ser de R$ 2 bilhões. Serão priorizados idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. As demais restituições serão pagas nos próximos lotes, seguindo a ordem de entrega das declarações.

Saiba mais: Imposto de Renda: confira as novas regras para declarar

O montante das restituições, segundo a Receita Federal, será de R$ 26 bilhões divididos em cinco lotes.

Receita Federal adiou entrega do Imposto de Renda

A Receita Federal tinha informado na última quinta-feira (1) que a entrega da declaração de Imposto de Renda referentes ao ano-base de 2019 foi prorrogada para o dia 30 de junho. A entrega era prevista anteriormente para o dia 30 de abril.

Saiba mais: Imposto de Renda: Receita Federal prorroga prazo de entrega

A decisão de prorrogar o prazo de entrega foi tomada pelo órgão por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O governo espera receber cerca de 32 milhões de declarações. Entretanto, até agora, apenas 8,1 milhões foram entregues, cerca de 25% do total.

“Esse prazo venceria no próximo dia 30 de abril e está sendo prorrogado para entrega no dia 30 de junho. Portanto prorrogação por dois meses do prazo de entrega das pessoas físicas”, declarou José Tostes, secretário especial da Receita Federal, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“As pessoas não estão conseguindo sair para pegar os documentos necessários”, explicou Tostes.

Contadora da Bolsa ajuda na declaração

Se você tem dúvidas sobre como declarar seus investimentos, nós do SUNO Notícias conversamos com a Contadora da Bolsa, Alice Porto, para te ajudar na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião