Rainha Elizabeth II aprova suspensão do Parlamento britânico

A Rainha Elizabeth II aprovou o pedido do governo e suspendeu o Parlamento britânico, solicitado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nesta quarta-feira (28). O movimento inédito pode confirmar o Brexit sem um acordo com a União Europeia.

O Legislativo do Reino Unido não vai se reunir do dia 9 de setembro, quando inicia o recesso de verão, até o dia 14 de outubro. Dessa forma, não poderá votar emendas contrárias ao Brexit. Essa é a suspensão mais longa desde 1945, segundo o The Guardian.

Parlamento britânico não poderá votar o Brexit

Os membros do Parlamento britânico deveriam voltar do recessão de verão no dia 3 de outubro, porém, agora com o pedido acatado pela Rainha, o período do dia 14 de outubro a 31 de outubro, data limite para a conclusão do Brexit, é insuficiente para os contrários à retirada do bloco europeu consigam aprovar leis bloqueando-a.

Saiba mais: Trump e Boris Johnson articulam acordo comercial pós-Brexit

O prêmio britânico afirmou que não gostaria de aguardar até depois do Brexit “antes de continuar com nossos planos para levar o país adiante” e disse que ainda teria “tempo suficiente” para os parlamentares debaterem a separação da União Europeia, de acordo com a BBC.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A moeda britânica, a libra esterlina, apresentou queda de 0,9% em comparação ao dólar e o euro na última terça-feira (28) após as notícias da suspensão. Os investidores estão preocupados com a economia do país, que pode perder seus principais parceiros comerciais.

Repercussão da decisão

Suspender o Parlamento próximo ao discurso da Rainha é comum, entretanto, limitar a votação semanas antes de uma decisão crucial para o futuro do Reino Unido trouxe preocupação sobre a possibilidade de uma crise constitucional em um dos países mais estáveis da Europa.

A decisão de Johnson está sendo criticada pela oposição ao Brexit, por colegas do seu partido e também por Nigel Farage, um dos principais mentores do Brexit e líder do recém-criado Partido do Brexit, que quer a saída britânica da UE, não importando as condições.

“O anúncio torna uma moção de confiança certa e uma eleição geral ainda mais provável”, afirmou Farage no Twitter.

The government’s announcement today makes a confidence motion now certain, a general election more likely and is seen as a positive move by Brexiteers.

The unanswered question is whether Boris Johnson intends to pursue the Withdrawal Agreement.

— Nigel Farage (@Nigel_Farage) 28 de agosto de 2019

Anna Soubry, líder do The Independent Group, fundado este ano, que é contrário ao Brexit e possui cinco membros do Parlamento na Câmara dos Comuns, é uma das principais críticas na ainda recente gestão de Johnson.

“Ele está suspendendo o Parlamento deliberadamente para impedir que os nossos representantes eleitos façam nosso trabalho”, afirmou Soubry.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião