Queda do Ibovespa Futuro e alta do dólar preocupam na abertura do mercado

Com a força da economia americana e a incerteza do cenário eleitoral, os mercados fecharam com queda do Ibovespa e alta do dólar ontem, terça-feira. A tendência na abertura do mercado hoje foi a mesma, com queda do índice brasileiro e o dólar chegando a R$4,154. No momento (9h56), o Ibovespa opera em -0,05%, enquanto o dólar chega a 4,138, uma alta de 0,06% em relação ao fechamento de ontem, quando a moeda americana fechou no segundo maior preço desde a criação do Plano Real, em 1994.

Como reação à alta do dólar, o Banco Central anunciou a venda de reservas internacionais da moeda, prometendo recomprá-las no futuro. Na noite de ontem, o BC informou a quantia de até US$2,15 bilhões a serem vendidos na próxima sexta-feira.

A economia dos EUA cresceu 4,2% no último trimestre, contra projeções de 4%. Os gastos de consumidores também subiram mais do que o esperado, com 4% em relação às previsões de 3,8%, fortalecendo ainda mais a moeda. Amanhã, será anunciado o PCE de junho, que atrai atenção do mercado após a declaração do presidente da Reserva Federal americana de que há dificuldades para manter a inflação próxima do objetivo de 2%.

No cenário político nacional, a sabatina de Jair Bolsonaro (PSL) no Jornal Nacional causa incertezas. Para os analistas políticos da XP Investimentos, o candidato saiu-se bem ao manter seu discurso e continuar intransigente relativo a conflitos. A questão da diferença de salário entre homens e mulheres poderia ser um ponto fraco em sua elegibilidade, entretanto. As entrevistas no JN continuarão hoje com Geraldo Alckmin e amanhã com Marina Silva.

No exterior, as bolsas asiáticas reagem com incerteza às declarações do órgão de planejamento estatal da China de que há riscos ao crescimento no segundo semestre do ano. Segundo o chefe da agência, as autoridades precisam intensificar seus esforços para atingirem suas metas de desenvolvimento. O momento de tensão é ainda mais preocupante pelo embate comercial com os EUA.

Na Europa, as bolsas recuam enquanto o mercado mantém seu olhar voltado para a América do Norte e as negociações do Nafta. Após fechar acordo com o México ontem, os EUA focam em chegar a termos com o Canadá. A alta do dólar não é somente em relação ao real e houve crescimento em relação à maior parte das moedas do mundo, e o nível de confiança do consumidor norte-americano atingiu seu maior patamar em 17 anos. Na turquia, a lira cai após esforços fracassados do banco central turco para gerar confiança na sua moeda, e apresenta a pior performance entre as moedas emergentes.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião