Quarentena é estendida até 15 de junho pela Prefeitura de São Paulo

Por meio de um decreto divulgado no último sábado (30), a Prefeitura de São Paulo determinou que a quarentena na cidade será estendida até o dia 15 de junho. A capital paulista está em meio à medidas de contenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) desde meados de março.

“A quarentena continua na cidade de São Paulo”, disse Bruno Covas, prefeito de São Paulo. “A partir de segunda-feira (1), começamos receber as propostas setoriais de atividades imobiliária, escritórios, comércio, shoppings e concessionárias de veículos”, informa o decreto.

A determinação, assinada por Covas e publicada no Diário Oficial, além de prorrogar a quarentena, também detalhou quais serão as condições e procedimentos para a gradual retomada de atividades na capital.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

“Elas devem atender o disposto no decreto, que terão de ser referendadas pela vigilância sanitária do município e assinadas antes da retomada das atividades”, explicou Covas. De acordo com a prefeitura, as propostas deverão ser encaminhadas para fiscalização pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

Caso a proposta seja aprovada, será celebrado um termo de compromisso entre as entidades, autorizando a volta das operações normalizadas. Segundo a prefeitura, as propostas deverão apresentar itens como:

  • Protocolos de distanciamento;
  • Higiene e sanitarização de ambientes;
  • Testagem de funcionários;
  • Sistema de agendamento para atendimento;
  • Orientação de clientes e colaboradores;
  • Horários alternativos.

Na última quarta-feira (27), o governador do estado de São Paulo, João Doria, apresentou o ‘Plano São Paulo, esquema de flexibilização das medidas de isolamento social impostas no estado. Segundo o plano, a capital poderia reabrir para algumas atividades já na próxima segunda-feira.

Confira: Coronavírus: EUA doarão mais R$ 32 mi ao Brasil para combate à pandemia

Com a prorrogação da quarentena, Covas procura mitigar o avanço do coronavírus que, até o último sábado, havia atingido 95.865 pessoas na cidade. Além disso, foram contabilizadas 6.980 mortes na capital.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião