Qualcomm é condenada após violar lei antitruste dos Estados Unidos

A Qualcomm é condenada por violar lei antitruste dos Estados Unidos, após reprimir concorrência no mercado de chips para celulares de forma ilegal. A empresa se aproveitou de sua dominância no setor para impor taxas de licenciamento excessivas, segundo decisão da juíza federal em San José, Lucy Koh, na última terça-feira (21).

Segundo a juíza, a Qualcomm cobrou royalties excessivamente elevados por suas patentes o que acabou eliminando suas concorrências, o que viola a lei antitruste norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Essa não foi a primeira vez que a empresa foi denunciada por violar as leis estadunidenses. Em janeiro de 2017, a Comissão de Comércio Americana moveu uma ação antitruste contra a Qualcomm. Além disso, no último mês a companhia realizou um acordo com a Apple em uma ação judicial semelhante.

Decisão da juíza

De acordo com a juíza, “as práticas de licenciamento da Qualcomm estrangularam a concorrência” durante anos no mercado de chips “e prejudicaram rivais, a cadeia de fabricantes de equipamentos do setor e consumidores finais no processo”.

Koh ainda afirmou que a liderança da companhia no desenvolvimento de chips com a tecnologia 5G pode fazer com que ela siga adotando a mesma prática.

Saiba mais: Apple e Qualcomm chegam a acordo e mudam negócio de chips nos EUA

A decisão da juíza prevê que a empresa negocie ou renegocia os acordos de licenciamento sem táticas injustas, como ameaças de corte e acesso aos chips. Além disso, a Qualcomm deverá licenciar suas patentes para fabricante de chips concorrentes a preços justos e razoáveis, não podendo assinar contratos de exclusividade de fornecimento para fabricantes de smartphones, porque impede a concorrência de vender sues produtos.

Lucy Koh afirmou que a Qualcomm será monitorada pelos próximos sete anos, como uma garantia de que ela não vai descumprir as determinações.

Saiba mais: Após protestos de grupo indígena, Nike cancela lançamento de tênis

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião