Projeto de privatização da Eletrobras está pronto, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou, nesta segunda-feira (28), que o projeto de privatização da Eletrobras já está pronto para ser encaminhado ao Congresso.

De acordo com o ministro, o projeto de desestatização da Eletrobras que será apresentado é diferente do que já tramita no Congresso.

“Vou levar pessoalmente o projeto de privatização da Eletrobras ao presidente [da Câmara dos Deputados] Rodrigo Maia. Vou agendar com ele a melhor data. Já está tudo pronto”, afirmou Albuquerque.

O ministro ressaltou que o governo não terá golden share na estatal após o processo de privatização. Ou seja, não manterá uma parte no controle da empresa e, assim, não terá direito de participar da tomada de decisões após a desestatização.

Albuquerque disse estar otimista em relação a aprovação do projeto. No entanto, segundo ele, a medida depende da “dinâmica” do Congresso Nacional.

“Da forma como estamos trabalhando, com bastante transparência e diálogo permanente com as lideranças políticas, esperamos que tenha uma tramitação mais célere possível”, disse o ministro.

Bandeira tarifária vermelha

O ministro falou ainda sobre a adoção da bandeira tarifária vermelha patamar 1 em novembro nas contas de luz. Segundo ele, a medida foi necessária por conta da escassez de chuva desde agosto nos reservatórios dos geradores das usinas hidrelétricas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“As expectativas hidrológicas são positivas, mas trabalhamos com fatos e o fato é que nos últimos dois meses não houve um regime de chuvas nos reservatórios. Então, como cumprimos a norma, há a bandeira vermelha”, disse o ministro.

Em contrapartida, Albuquerque ressaltou que a expectativa para os próximos meses é positiva, por conta das chuvas do verão.

State Grid na privatização da Eletrobras

No dia 17 de outubro, executivos da empresa chinesa de eletricidade State Grid afirmaram que a companhia tem interesse em participar, de alguma forma, da privatização da Eletrobras.

Saiba mais: Eletrobras: State Grid informa que tem interesse em participar da privatização

Além disso, o presidente da State Grid, Chang Zhongjiao, disse que a companhia está em busca de negócios variados, como em leilões do governo e também aquisições.

“Sobre a Eletrobras, não existem informações (detalhadas), mas se estiver em conformidade com nosso plano de expansão, por que não?”, afirmou Zhongjiao,

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião