Produção de veículos cresce 29,9% em fevereiro na comparação mensal

A produção brasileira de veículos cresceu 29,9% em fevereiro, ante o mês de janeiro, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A indústria de veículos produziu 257,2 mil unidades, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, no mês passado.

Desta forma, no primeiro bimestre de 2019, houve um crescimento de 5,3%, equivalente à produção de 455,3 mil unidades.

Na comparação com fevereiro de 2018, a indústria automotiva aumentou a produção em 20,5% no mês passado.

O bom desempenho se deu apesar do mês de fevereiro ser mais curto, e a inatividade da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).

A unidade está parada desde que a montadora norte-americana anunciou, em 19 de fevereiro, que iria fechar a unidade até o fim deste ano.

Saiba mais – Venda de veículos caem 0,6% em fevereiro ante janeiro, aponta Anfavea 

Vendas de veículos em fevereiro

As vendas de veículos novos aumentou 26,6% em fevereiro, ante o mesmo período de 2018. Foram 198,6 mil unidades vendidas no mês passado, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O resultado das vendas abrange os segmentos:

  • carros;
  • comerciais leves;
  • caminhões;
  • e ônibus

Apesar da ascensão anual, na comparação com janeiro, as vendas tiveram contração de 0,6%.

No primeiro bimestre deste ano, os licenciamentos somam 398,4 mil unidades. Isto equivale à uma alta de 17,8% frente o primeiro bimestre de 2018.

As exportações em fevereiro recuaram perto de 39% na comparação anual.

Saiba mais – Ford: 3 motivos que levaram ao fechamento da unidade de São Bernardo 

Saiba mais – Fechamento de fábrica da Ford afeta até 24 mil trabalhadores 

Fechamento da Ford

A Ford informou, em 19 de janeiro, que fechará sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP).

A montadora norte-americana informou que vai sair do mercado de caminhões, a principal categoria que a unidade, agora inativa, produzia.

Segundo a Ford, essa medida é um dos passos para “o retorno da lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”.

O fechamento da planta na Grande São Paulo deverá ocorrer ao longo de 2019. A fábrica de São Bernardo produzia caminhões e o modelo Fiesta. O custo dessa operação será de cerca US$ 460 milhões, conforme a montadora.

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores, e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, informou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

A decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada depois de diversos meses em que foram procuradas alternativas. Entre as possibilidades estudadas estavam:

  • possíveis parcerias;
  • ou a venda da operação.

Para continuar mantendo a fábrica em atividade teria sido necessário investir um volume expressivo de recursos. Um desembolso indispensável para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios.

Entretanto, não foi encontrada uma estratégia viável para que a produção de veículos na planta se tornasse lucrativa e sustentável.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião