Produção de petróleo e gás natural no Brasil cresce 9,6% em junho

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nessa terça-feira (21), que a produção de petróleo e gás natural no Brasil avançou 9,6% em junho ante a maio, alcançando a marca de 3,821 milhões de barris por dia.

Segundo a ANP, o petróleo sozinho viu sua produção crescer 8,9% no Brasil no mês passado, na comparação mensal. Assim, em média, foram produzidos 3,013 milhões de barris/dia em junho.

Por sua vez, a produção de gás natural avançou 12,3% no mês passado, ante maio, com uma média de 128,4 milhões de metros cúbicos produzidos a cada dia.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

A estatal petrolífera, Petrobras (PETR3; PETR4) produziu 2,234 milhões de barris de petróleo por dia no período, o que representa um avanço de 9,2%. Em relação ao gás natural, a companhia aumentou sua produção de 88,9 milhões de metros cúbicos em maio para 97,2 milhões de metros cúbicos em junho.

Petrobras tem queda de 3% na produção de petróleo

A Agência Nacional de Petróleo ainda informou, nesta terça-feira, que a Petrobras produziu, em média, 2,147 milhões de barris diários de petróleo. Esse valor é equivalente a queda de 3% na produção da commodity no segundo trimestre, em comparação com o primeiro.

A baixa no segundo trimestre, segundo a agência, é devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que retraiu o consumo global. Apesar da queda, em junho foi registrado alta de 9,2% na produção da commodity da Petrobras, em relação a maio.

No mês passado, a estatal produziu, em média, 2,234 milhões de barris por dia. Trata-se do segundo melhor mês no semestre, atrás de janeiro. Dessa forma, os últimos dados apontam uma recuperação da produção da estatal.

Veja também: Petrobras (PETR4): exportação de petróleo para China deve ser reduzida

A Petrobras encerrou o primeiro trimestre deste ano com uma produção média de petróleo de 2,181 milhões, alta de 14% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião