Produção de petróleo do Brasil tem queda de 5,4% em fevereiro

A produção de petróleo brasileira teve uma queda de 5,4% em fevereiro em relação ao mês anterior e somou 2,489 milhões de barris. Na comparação com fevereiro de 2018, a queda é de 4,9%. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Além do petróleo, a produção de gás natural também caiu. Em fevereiro, o país produziu 100 milhões de metros cúbicos por dia. O volume está 2,7% abaixo do de janeiro. Em relação ao restante do ano, a produção está 0,3% acima.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Foram produzidos 1,450 milhão de barris de petróleo por dia e 59,8 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. O pré-sal contribuiu com 1,826 milhão de barris por dia em fevereiro, um crescimento de 3,6% no comparativo com o mesmo mês em 2018 e uma redução de 0,6% em relação a janeiro. No mês, 57,4% da produção total nacional veio do pré-sal.

Saiba mais: Henrique Meirelles quer emitir títulos da dívida com royalties do petróleo

A Petrobras correspondeu por 94% da produção total de fevereiro, sendo o campo de Lula, na Bacia de Santos, o maior produtor de petróleo e gás natural no mês. Lá, cerca de 146 mil barris diários foram produzidos na plataforma FPSO Cidade de Maricá, a maior unidade produtora, por meio de seis poços interligados.

Saiba mais: Petrobras irá participar de leilão de petróleo e gás em Israel, diz ministro

A produção da Opep cai em março

A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em março foi a menor em quatro anos. As informações são da agência Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Um dos fatores para a forte queda foi o corte de oferta do maior exportador, a Arábia Saudita. Além disso, os blecautes e as sanções impostas à Venezuela também puxaram a oferta para baixo. De acordo com o levantamento, os 14 membros da Opep bombearam 30,40 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no mês passado, uma queda de 280 mil bdp em relação aos mês de fevereiro e o menor nível desde 2015.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião