Produção industrial da zona do euro cai 17,1% em abril devido ao coronavírus

A produção industrial da zona do euro recuou 17,1% em abril, em relação a março. Esse é o nível mais baixo da série histórica do indicador, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo informou o Eurostat nesta sexta-feira (12).

As medidas de contenção do vírus foram amplamente implementadas em abril deste ano, e continuaram a ter um impacto significativo na produção industrial da região, segundo o relatório da agência europeia.

O Eurostat informou que a queda é “muito superior” aos 3% registrados no fim de 2008 e início de 2009, em meio à crise do subprime, instaurada nos EUA. Após mais tarde, a crise da dívida chegou à União Europeia (UE).

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Em relação a abril do ano passado, a produção industrial reportou uma baixa de 28% na zona do euro. Segundo o relatório, a última vez que o indicador caiu para tal patamar foi em meados dos anos 1990.

“Abril foi o mês em que as medidas de confinamento por toda a zona do euro atingiram o pico, com a produção de bens não-essenciais suspensa quase na totalidade”, afirmam economistas do banco italiano UniCredit em relatório, segundo reportou o “Dow Jones Newswires”.

A produção industrial da principal economia da zona do euro, a Alemanha, recuou 21% em abril, após cair 10,7% em março. A França, a segunda maior economia da região, registrou uma queda de -20,3% em abril, frente a -16,4%, em março.

A Itália, o país do europeu mais atingido pelo coronavírus e o primeiro a aplicar medidas de contenção da pandemia, registrou uma queda menor em abril, de 19,1%, após retroceder 28,4% em março.

Saiba mais: Produção industrial despenca 18,8% em abril, aponta IBGE

O índice de gestores de compras (PMI, na sigla em inglês) da produção industrial de maio não apresentou uma recuperação para o setor, mas “este indicador deve ser analisado com alguma cautela tendo em conta o panorama atual”, disse o banco italiano.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião