Produção industrial do Brasil registra queda em junho, aponta CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que indica redução na produção industrial do Brasil em junho ante maio. A Sondagem Industrial de junho contou com 1.903 empresas.

Conforme divulgado pela CNI, o índice de atividade industrial para junho ficou em 43,4 pontos. Em 2018, a pontuação foi de 50,8. A escala varia entre 0 e 100 pontos. A confederação informou que os indicadores para junho costumam ficar abaixo dos 50 pontos, no entanto, o resultado está abaixo do esperado.

“O índice de junho de 2019 é o menor para o mês dos últimos quatro anos, superando somente os registrados em anos de crise mais aguda, em 2014 e 2015. Ou seja, a queda de junho de 2019 foi mais forte que a observada nos últimos anos”, apontou o relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O relatório também apontou queda no emprego no setor industrial. O índice foi de 47,2 pontos em junho, inferior aos valores registrados nos dois últimos anos. Além disso, o aumento dos estoques foi o maior desde maio de 2018, mês em que ocorreu a paralisação dos caminhoneiros. O índice atingiu 52,2 pontos em junho.

Por outro lado, a satisfação com a situação financeira das empresas registrou alta de 0,4 ponto, com 45,7 pontos.

Principais problemas enfrentados pela indústria

A CNI indicou também quais são os principais problemas enfrentados pelas empresas. A elevada carga tributária obteve o primeiro lugar do ranking com 42,4 pontos.

Confira quais são alguns dos demais problemas:

  • Demanda interna insuficiente, com 41,1 pontos;
  • falta ou alto custo da matéria prima, com 18,6 pontos;
  • competição desleal, com 18,1 pontos;
  • inadimplência dos clientes, com 16,5 pontos;
  • falta de capital de giro, com 16,4 pontos;
  • e taxa de juros elevadas, com 16 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“As condições financeiras das empresas seguem debilitadas; a insatisfação com a margem de lucro e situação financeira pouco se alteraram no trimestre e seguem abaixo do nível satisfatório. Além disso, há excesso de estoques, que está se acumulando continuamente desde o início do ano”, diz a pesquisa.

Expectativas para os próximos meses

As expectativas do setor industrial para os próximos meses não apresentaram muita variação. Assim, a expectativa de demanda subiu apenas meio ponto, para 57,8 pontos, e a expectativa de compra de matéria-prima teve alta de 0,4 ponto, com 55 pontos.

Leia também: Confiança da Indústria recua em julho, aponta prévia da FGV

A expectativa de exportação ficou inalterada. Além disso, a estimativa em relação ao número de empregados diminuiu 0,2 ponto.

No entanto, apesar da pouca variação, todos os índices divulgados pela CNI estão acima de 50 pontos, o que indica expectativas positivas.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião