Produção industrial registra pior resultado em novembro desde 2015

A produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em novembro, na comparação com outubro.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o IBGE, na comparação com novembro de 2017, houve queda de 0,9% na produção industrial.

“Os índices acumulados do ano (1,5%) e nos últimos 12 meses (1,8%) continuam positivos, mas o setor seguiu mostrando perda de ritmo frente aos meses anteriores”, informou o IBGE.

Este foi o pior novembro para a indústria desde 2015. Em novembro daquele ano a produção industrial recuou 2% na comparação com outubro. Em 2016 e 2017, a alta foi de 0,6% em novembro.

Além dos resultados de hoje, o IBGE também revisou o resultado de outubro de 2018, passando de uma alta de 0,2% para uma queda de 0,1%. Com essa revisão, o fraco desempenho de novembro representou a primeira alta após 4 meses seguidos de queda.

No acumulado de 12 meses foi registrada uma alta de 1,8%. Por isso, outubro 2018 foi o pior resultado mensal desde outubro de 2017. Naquele mês o crescimento da produção industrial tinha sido de 1,7%. Segundo o IBGE, o ritmo da produção vem perdendo força desde julho de 2018, quando o setor acumulava alta de 3,3%

Análise por segmento econômico

Apenas 10 setores industriais, entre os 26 setores pesquisados, mostraram crescimento na produção de outubro para novembro. O destaque foi o segmento de produtos alimentícios, que avançou 5,9%. A primeira alta após quatro meses consecutivos de contração. Também contribuíram para esse resultado positivo do índice geral da produção industrial os setores:

  • produtos farmacoquímicos e farmacêuticos (7,1%)
  • perfumarias, sabões e produtos de limpeza (2,8%)
  • móveis (1,5%)
  • coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,5%)

Recuperação lenta

A recuperação do setor industrial brasileiro continua em ritmo lento. Uma tendência que acompanha o desempenho da economia. Entretanto, nos últimos meses aumentou o otimismo entre os empresários. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança da indústria brasileira registrou em dezembro sua segunda alta consecutiva. Todavia, ainda segue abaixo dos níveis alcançados no primeiro semestre do ano. Isso mostra que o ritmo de atividade econômica na virada para 2019 é ainda fraco.

Segundo o IBGE, a economia brasileira avançou 0,8% no terceiro trimestre em comparação com o segundo. Por sua vez, a produção industrial cresceu 0,4% no terceiro trimestre, no primeiro resultado positivo no ano. Segundo o Boletim Focus divulgado essa semana pelo Banco Central, realizado com uma centena de economistas e analistas, a previsão do mercado é de um crescimento de 1,3% do PIB em 2018 e de 2,53% em 2019.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião