Produção industrial cresce 0,9% em janeiro sobre dezembro, diz IBGE

A produção industrial registrou um crescimento de 0,9% em janeiro ante dezembro. Os dados foram apurados e divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado interrompeu dois meses de taxas negativas e é o melhor janeiro desde 2017, quando ficou em 1,1%”, informou o IBGE na divulgação da produção industrial.

Entretanto, mesmo com esse resultado positivo, na comparação com janeiro do ano passado foi registrada uma queda de 0,9%. Assim como o resultado do acumulado dos últimos 12 meses foi negativo de -1%.

Em 2019 a produção industrial tinha registrado uma queda de 1,1,%, após dois anos seguidos em alta. No ano de 2018, o crescimento foi de 1%, e em 2017 de 2,5%.

Além disso, mesmo registrando um bom resultado no primeiro mês do ano, o setor industrial ainda está 17,1% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Naquele ano o setor atingiu o maior pico de produção na série histórica do IBGE.

Saiba mais: Produção industrial encerra em queda de 1,1% em 2019

“O setor industrial, em janeiro de 2020, volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo, expresso não só na expansão de 0,9% na comparação com o mês imediatamente anterior, avanço mais intenso desde agosto de 2019 (1%), mas também no perfil disseminado de taxas positivas, já que três das quatro grandes categorias econômicas e 17 das 26 atividades apontaram crescimento na produção”, informou o IBGE.

IBGE registra avanço na produção industrial

O IBGE salientou como a produção industrial cresceu em janeiro em 17 dos 26 ramos pesquisados. Entre os destaques estão:

  • máquinas e equipamentos (11,5%)
  • veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%)
  • metalurgia (6,1%)
  • produtos alimentícios (1,6%)
  • coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,3%)

“É o perfil mais disseminado de resultados positivos desde abril do ano passado”, declarou André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, “Em novembro e dezembro houve uma perda acumulada de 2,4% e é sobre esse resultado que a indústria está crescendo”.

Segundo Macedo, 4 dos 5 principais ramos que mais contribuíram com o crescimento da indústria em janeiro são oriundos de resultados negativos registrados nos meses anteriores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Entre as quedas mais relevantes em janeiro estão aquelas nos setores de:

  • impressão e reprodução de gravações (-54,7%)
  • indústrias extrativas (-3,1%)

No caso do primeiro setor, essa queda elimina o crescimento de 92,2% registrado nos três últimos meses de 2019. No caso do segundo setor, a queda completa o quinto mês consecutivo com uma contração acumulada de 8,9% no período.

Veja Também: Produção industrial recua 1,2% em novembro frente a outubro, diz IBGE

Entre as grandes categorias econômicas, os bens de capital registraram alta de 12,6% e os bens de consumo duráveis um crescimento de 3,7%. Por outro lado, a produção de bens intermediários subiu 0,8%.

O único setor com produção negativa foi aquele dos bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%), registrando o terceiro mês seguido de queda.

PIB da indústria cresce 0,5%

O resultado da produção industrial chega logo após a divulgação do PIB da indústria. O IBGE informou na semana passada que o PIB do setor industrial cresceu 0,5% em 2019. O resultado mantém o mesmo ritmo registrado em 2018, sendo afetado pela contração da indústria extrativa – por causa de brumadinho – e pela queda das exportações.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião