Produção Industrial do Brasil registra aumento em julho, diz CNI

A produção industrial demonstrou alta na passagem de junho para julho conforme o índice calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta quinta-feira (22).

A CNI destaca que a produção industrial ainda está abaixo do maior nível de atividade da indústria mas se assemelha com ano passado. “O percentual ainda é menor que o registrado em anos de maior atividade industrial, mas iguala-se ao registrado em 2018”, informa o documento. 

Além disso, reitera que a margem “supera o registrado no mês nos três anos anteriores”.

Indicadores da Produção Industrial

O índice de evolução da produção atingiu 53,0 pontos, após um aumento de 9,6 pontos na comparação mensal. Dessa forma o indicador se situa 5,0 pontos acima da média histórica.

Trata-se do maior valor desde outubro do ano passado, além do maior valor para o mês desde o início da série histórica mensal, em 2010.

O índice de evolução do número de empregados registrou 48,4 pontos no mês, demonstrando queda, “ainda que menos intensa que em junho”, quando o índice registrou 47,2 pontos.

Veja Também: Produção industrial do Brasil registra queda em junho, aponta CNI

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumento 2 ponto percentuais em julho, para 68%. O percentual é o mesmo observado em julho do ano anterior.

O índice de evolução dos estoques ficou em 51,5 pontos, mostrando novo aumento dos estoques. “Mais uma vez, a indústria aponta acúmulo de estoques”.

Além disso, a CNI ressalta que o aumento dos estoques está sendo acompanhado pelo aumento do índice de nível de estoques efetivos-planejado, dessa forma, há uma avaliação crescente de excesso de estoques.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Expectativa para os próximo meses

“Com exceção do relativo às exportações, os demais índices de expectativas apresentaram variações positivas em agostos”.

O indicador de expectativa de demanda cresceu meio ponto, para 58,3 pontos. Por sua vez, o índice de expectativa de compra de matérias-primas aumentou em 0,8 ponto, para 55,8 pontos no mês.

Todos os índices de produção industrial permanecem acima dos 50 pontos, ou seja, indicam expectativas positivas, e mostram alta na comparação com agosto de 2018.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião