Economia

Produção Industrial do Brasil registra aumento em julho, diz CNI

0

A produção industrial demonstrou alta na passagem de junho para julho conforme o índice calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta quinta-feira (22).

A CNI destaca que a produção industrial ainda está abaixo do maior nível de atividade da indústria mas se assemelha com ano passado. “O percentual ainda é menor que o registrado em anos de maior atividade industrial, mas iguala-se ao registrado em 2018”, informa o documento. 

Além disso, reitera que a margem “supera o registrado no mês nos três anos anteriores”.

Indicadores da Produção Industrial

O índice de evolução da produção atingiu 53,0 pontos, após um aumento de 9,6 pontos na comparação mensal. Dessa forma o indicador se situa 5,0 pontos acima da média histórica.

Trata-se do maior valor desde outubro do ano passado, além do maior valor para o mês desde o início da série histórica mensal, em 2010.

O índice de evolução do número de empregados registrou 48,4 pontos no mês, demonstrando queda, “ainda que menos intensa que em junho”, quando o índice registrou 47,2 pontos.

Veja Também: Produção industrial do Brasil registra queda em junho, aponta CNI

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumento 2 ponto percentuais em julho, para 68%. O percentual é o mesmo observado em julho do ano anterior.

O índice de evolução dos estoques ficou em 51,5 pontos, mostrando novo aumento dos estoques. “Mais uma vez, a indústria aponta acúmulo de estoques”.

Além disso, a CNI ressalta que o aumento dos estoques está sendo acompanhado pelo aumento do índice de nível de estoques efetivos-planejado, dessa forma, há uma avaliação crescente de excesso de estoques.

Expectativa para os próximo meses

“Com exceção do relativo às exportações, os demais índices de expectativas apresentaram variações positivas em agostos”.

O indicador de expectativa de demanda cresceu meio ponto, para 58,3 pontos. Por sua vez, o índice de expectativa de compra de matérias-primas aumentou em 0,8 ponto, para 55,8 pontos no mês.

Todos os índices de produção industrial permanecem acima dos 50 pontos, ou seja, indicam expectativas positivas, e mostram alta na comparação com agosto de 2018.

Compartilhe a sua opinião

Poliana Santos
Poliana Santos escreve sobre economia e política para o portal Suno Notícias. Antes, colaborou na Rádio Gazeta AM, onde era responsável pela produção do programa Bom Dia Gazeta. É estudante da Faculdade Cásper Líbero.