Produção industrial cai em agosto em apontamento do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou nesta terça-feira, 9 de outubro, os índices de produção industrial referente ao mês de agosto.

Das 15 regiões pesquisadas, em 6 houve queda na produção industrial se comparado com julho.

Os estados que apresentaram números negativos foram: Amazonas, com -5,3%, Pará, com -1,1%, São Paulo e Espírito Santo, ambos com -0,9%, Santa Catarina, com -0,7% e o Rio de Janeiro, com -0,3%.

Já o Mato Grosso, 3,0%, Bahia, 2,7%, e Pernambuco, 2,6%, demonstraram o maior crescimento no setor para o mês de agosto.

Na média nacional, a queda foi de 0,3% em agosto, comparado com o mês de julho.

Porém, os número de 2018 ainda são positivos. No acumulado do ano, a alta do setor industrial é de 2,5%.

A expansão nos setores de bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis e de bens de consumo não-duráveis, contribuiu para o número positivo.

Os estados que tiveram a maior alta de janeiro até agosto foram: Amazonas, 10,9%, Pará, 9,2%, Pernambuco, 5,6%, Santa Catarina, 4,6%, Rio de Janeiro, 4,5%, São Paulo e Rio Grande do Sul, ambos com 3,7%.

Já Goiás, com -3,6%, e Espírito Santo, com -3,4%, são os estados que apresentam a maior queda no setor em 2018.

Muito da produção industrial negativa dos dois estados se deve ao fato da negativa nas atividades ligadas a indústria alimentícia, produtos e minerais não-metálicos e na área da celulose.

 

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião