Produção industrial aumenta ao redor do mundo, mas demanda continua fraca

O instituto IHS Markit divulgou nesta segunda-feira (3) um aumento na produção industrial da Europa, EUA e Asia durante o mês de julho. No entanto, esse crescimento foi limitado devido à fraca demanda global, indicando uma complicada recuperação econômica para muitos países.

Os pedidos de exportação foram fracos na maioria dos países entrevistados ​​em julho pela empresa IHS Markit, fazendo com que a produção industrial se contraísse em dois países exportadores, o Japão e a Coréia do Sul. Com a perspectiva internacional incerta, os fabricantes da maioria dos países decidiram diminuir custos em julho, cortando empregos.

Nos EUA, duas pesquisas com empresas mostraram melhora na produção industrial. O índice de fabricação da IHS Markit, que mede a atividade nas fábrica, aumentou para 50,9 no mês passado, comparado com 49,8 em junho. Outra pesquisa realizada pelo Institute for Supply Management disse separadamente que seu índice de fabricação em julho subiu para 54,2, ante 52,6 no mês anterior. Vale lembrar que um nível abaixo de 50 indica contração, enquanto um nível acima de 50 sinaliza expansão.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os dados sugerem que a redução das restrições de bloqueio pode não ser suficiente para recuperar a economia global. Os governos, especialmente aqueles com modelos de negócios orientados para a exportação, podem precisar encontrar uma maneira de estimular a demanda doméstica para compensar as fraquezas persistentes na demanda internacional por produtos fabricados no exterior.

Na China e na Austrália, os gastos do governo em projetos de infraestrutura estão ajudando a impulsionar a fabricação de bens como metal e máquinas, disse Bernard Aw, economista principal da IHS Markit, que supervisiona as pesquisas do PMI na Ásia e Pacífico.

Uma fraca relação internacional dificulta a recuperação da produção industrial

Muitos especialistas em comércio entrevistados pelo jornal “The Wall Street Journal” esperam que a crise global de saúde pública leve as empresas a simplificarem e encurtarem suas cadeias de produção (supply chains), o que, por sua vez, pode dificultar o comércio. A pandemia do coronavírus (covid-19) aumentou as preocupações em muitos países exportadores como a China.

Veja também: Recuperação da atividade econômica diminui nos EUA, avança na Europa

No maior país asiático, onde a pandemia foi amplamente controlada, os fabricantes indicaram uma recuperação rápida da produção industrial e da demanda doméstica. Porém os novos pedidos de exportação sustentaram declínio e o número total de funcionários caiu modestamente, disse a IHS Markit. Sua pesquisa com líderes de negócios para obter uma visão geral das condições operacionais no setor industrial, subiu para 51,8 em julho, ante 51,2 em junho.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião