Produção industrial tem alta de 0,2% em outubro após 3 quedas seguidas

A produção industrial brasileira cresceu 0,2% em outubro em comparação com setembro.

Os dados sobre a produção industrial foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa é a primeira taxa positiva após três meses de queda da produção industrial.

Saiba mais: FGV: confiança da indústria do Brasil volta a subir em novembro

Na comparação com outubro do ano passado, o crescimento foi de 1,1%.

Entretanto, apesar do crescimento em outubro, esse avanço ainda não compensou as perdas nos 3 meses anteriores. A contração acumulada chegou a uma redução de 2,7% na atividade industrial.

Todavia, no acumulado no ano e em 12 meses, a produção industrial continua registrando alta, respectivamente de 1,8% e de 2,3%.

Do outro lado, houve perda de ritmo em comparação aos meses anteriores. Em setembro, o crescimento acumulado em 12 meses foi de 2,7%. Enquanto em agosto, de 3,1%.

O resultado da produção industrial veio abaixo do esperado. Os analistas previam um crescimento de 1,2% na variação mensal e de 2,3% na base anual.

Dos 26 setores industriais pesquisados, 17 registraram crescimento em outubro. Os principais destaques foram indústrias extrativas (3,1%), máquinas e equipamentos (8,8%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,0%) e bebidas (8,6%).

Entre as grandes categorias econômicas, o maior avanço foi na produção de bens de consumo duráveis (4,4%). Um crescimento influenciado, em boa parte, pela maior produção de automóveis.

O segmento de bens de capital cresceu 1,5%. Do outro lado, os setores de bens intermediários e de bens de consumo semi e não-duráveis recuaram respectivamente 0,3% e 0,2.

No acumulado no ano, 19 dos 26 ramos registram crescimento. O setor automotivo exerceu a maior influência positiva, impulsionada pelos itens automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, reboques e semirreboques e autopeças.

Por outro lado, 7 atividades ainda acumulam queda. Entre elas, a produção de produtos alimentícios (-4,5%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-3,7%) e de couro, artigos para viagem e calçados (-3,4%).

Indústria cresce lentamente junto ao PIB

A recuperação do setor, assim como a do restante da economia brasileira, segue em ritmo lento.

Segundo dados do IBGE, a economia brasileira avançou 0,8% no 3º trimestre, na comparação com o segundo. O PIB da indústria cresceu 0,4%, no primeiro resultado positivo no ano.

O último boletim Focus do Banco Central (BC) indicava uma previsão do mercado de um crescimento do PIB de 1,32% em 2018. Para 2019, a projeção é de alta de 2,5%. Uma previsão que mostra como o crescimento fraco do PIB é alinhado com o desempenho da produção industrial do Brasil.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião