Produção industrial da Alemanha cresce 7,8% em maio

A Alemanha informou, nesta terça-feira (7), que sua produção industrial cresceu 7,8% em maio, em comparação a abril. As informações foram divulgadas pelo escritório federal de estatísticas do país (Destatis).

A produção industrial compõe a produção em manufatura, energia e contrução. O resultado, que possui um ajuste sazonal, no entanto, ficou abaixo do esperado por alguns especialistas.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo jornal “Wall Street Journal”, economistas esperavam um avanço de 10% no período. Em relação a maio do ano passado, a produção industrial caiu 19,3%, com ajuste sazonal.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Após as devidas revisões, o Destatis informou que, em abril, a produção industrial da Alemanha recuou 17,5%, a maior queda em apenas um mês na série histórica, iniciada em janeiro de 1991. Na comparação anualizada, a atividade da indústria caiu 25% em abril.

O indicador, desconsiderando os setores de energia e construção, cresceu 10,3% em maio. O destaque positivo ficou por conta da produção de bens de capital, que avançou 27,6%. Já o pior resultado foi registrado pela produção de bens intermediários, com uma baixa de 0,1%, segundo os dados. A produção de energia aumentou 1,7%, enquanto a construção subiu 0,5%.

A produção no setor automotivo, um dos destaques da economia da potência europeia, demonstrou certa recuperação em comparação ao tombo de abril. Todavia, ainda se encontra cerca de 50% abaixo do patamar de fevereiro, mês imediatamente anterior aos primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os dados da produção industrial do país vão de encontro ao maior aumento mensal referente aos pedidos de fabricação, apresentados na última segunda-feira (6), os quais demonstraram uma alta de 10,4% nos pedidos com uma base ajustada sazonalmente. A taxa de crescimento, entretanto, também ficou abaixo do consenso dos economistas.

Veja também: UE prevê recessão econômica de 8,7% para a zona do euro em 2020

A produção industrial da zona do euro recuou 17,1% em abril, em relação a março. Esse é o nível mais baixo da série histórica do indicador, em razão da pandemia. A agência de estatísticas da região, a Eurostat, ainda não apresentou os dados referentes a maio.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião