Privatização dos Correios será tratada depois da aprovação da reforma

O governo deixará a privatização dos Correios para ser tratada depois que a reforma da Previdência for aprovada no Senado.

A medida foi tomada pelo governo, porque a maior parte dos 105 mil funcionários dos Correios são contra a privatização, o que poderia gerar uma greve dos carteiros, prejudicando a tramitação da reforma da Previdência, segundo o “Estadão”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O ex-presidente dos Correios general Juarez Aparecido conseguiu evitar a greve. No entanto, o governo não acredita que o novo presidente, Floriano Peixoto, conseguiria o mesmo feito. Peixoto substituiu Aparecido, porque o ex-presidente era contra a venda da estatal.

Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que tem intenção de privatizar a estatal, no entanto, não há um prazo para que isso aconteça.

Amazon e Alibaba mostram interesse

Após a declaração de Bolsonaro, a Amazon e a Alibaba demonstraram interesse em comprar os Correios.

De acordo com o “O Dia”, o grupo Alibaba e a Amazon, contudo, não teriam interesse na entrega de cartas e encomendas. O que atrai as multinacionais é a logística de entrega nacional detida pelos Correios.

Saiba mais: Amazon e Alibaba estariam interessadas na aquisição dos Correios

Além disso, o Banco Postal, parceria dos Correios com o Banco do Brasil (BBAS3) também estaria na mira das empresas. O Banco Postal atua junto à rede de atendimento da estatal, para intermediação de serviços bancários básicos.

Novo presidente

No última dia 14, eu reunião com os jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro, anunciou a demissão do então presidente da estatal, general Juarez Aparecido de Paula Cunha.

Bolsonaro afirmou que o general tinha uma postura “sindicalista” e mostrava-se contra a privatização da empresa e por esse motivo foi desligado do cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-2.png

Dessa forma, o presidente anunciou, na última segunda-feira (24), o ex-ministro da Secretaria-Geral, Floriano Peixoto, para presidente do Correios.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião