Prisão de Michel Temer: confira a repercussão na imprensa internacional

A prisão do ex-presidente Michel Temer, na manhã desta quinta (21), se alastrou pelo noticiário nacional e também repercutiu na imprensa estrangeira. Os principais jornais do mundo davam destaque à notícia.

A maior parte das publicações internacionais noticiaram a prisão pela Lava Jato como uma operação contra a corrupção, citaram o já preso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e mencionaram a subida de Michel Temer ao poder a partir do impeachment de Dilma Rousseff, processo no qual o emedebista teve papel central.

Saiba mais: Ex-presidente Michel Temer é preso na Operação Lava Jato

Mas alguns jornais, como o Wall Street Journal, lembraram que Temer já havia sido acusado em 2017 pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, enquanto estava no cargo. O inglês The Guardian acrescenta que Temer foi acusado dos crimes de corrupção, extorsão e obstrução de justiça, “mas ele conseguiu se esquivar do processo de impeachment graças às suas alianças no Congresso”. O jornal também diz que a prisão de Temer parecia iminente, “já que ele não tem mais a proteção legal da qual se aproveitava enquanto presidente”.

Saiba mais: Ibope: aprovação do governo Bolsonaro cai de 39% para 34% em março

O The New York Times relata a conversa entre Temer e um jornalista brasileiro, que o telefonou, no momento da prisão: “Temer disse que estava sendo detido em conexão com um caso tratado por um juiz federal do Rio de Janeiro, envolvido em casos de corrupção de alto escalão”. O jornal destaca que ex-presidente era “profundamente impopular” e gastou muito de seu capital político para afastar as investigações contra ele nos últimos anos.

“A tentacular Lava Jato, lançada há exatos cinco anos, trouxe à tona o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, em torno da petroleira estatal Petrobras”, relata o francês Le Monde, além de narrar a prisão do emedebista.

O espanhol El País informou que “o ex-presidente do Brasil, Michel Temer, de centro-direita, foi preso nesta quinta pela manhã em São Paulo em uma operação policial vinculada ao megaescândalo de corrupção Lava Jato, que já havia prendido outro ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva“. Também cita que a Polícia Federal buscava Temer desde a última quarta-feira.

O alemão Deutsche Welle relata que Temer é investigado em mais de dez inquéritos e também diz que o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foi preso também na operação. O jornal lembra que Temer é o terceiro consecutivo ex-presidente envolvido com acusações criminais, ao lado de Lula e Dilma.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião