Entenda como a prisão de Temer pode afetar a reforma da Previdência

A prisão do ex-presidente Michel Temer na Operação Lava Jato na manhã desta quinta (21) pode ter impactos na tramitação da reforma da Previdência.

Um assessor presidencial ouvido pela Folha de S.Paulo disse que a prisão de Michel Temer era uma “questão de tempo”. Mas, por ocorrer num momento em que Legislativo e Judiciário inflamam suas rusgas, a ação da Polícia Federal pode atrapalhar na tramitação da reforma da Previdência.

Saiba mais: Ex-presidente Michel Temer é preso na Operação Lava Jato

Segundo o jornal, a prisão pode ser entendida pelos parlamentares como uma investida contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Afinal, seu sogro, o ex-ministro de Minas e Energia do governo Temer, Moreira Franco, foi preso na mesma operação.

Como retaliação ao suposto ataque a Maia, parlamentares poderiam desengavetar pautas contra o Judiciário, como projetos que tratam de abuso de autoridade, por exemplo. Se o contra-ataque entrasse na prioridade do Congresso, a preocupação com a reforma da Previdência ficaria marginalizada.

Saiba mais: Veja os dois eventos que derrubaram o Ibovespa nas últimas 24 horas

O vice-presidente Hamilton Mourão fez questão de rechaçar a ideia. “Eu acho que não [atrapalha a aprovação da reforma da Previdência]. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, disse.

Um aliado de Bolsonaro ouvido pela Folha afirmou que o ideal seria o presidente mostrar disposição em se aproximar de Rodrigo Maia antes que o episódio corroa a relação entre Executivo e o Legislativo.

O parlamentar vem se mostrando insatisfeito com o tratamento que recebendo do governo. Na última quarta, Maia disparou contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, irritado pela pressão recebida pelo ex-juiz para colocar o pacote anticrime em tramitação o quanto antes possível.

Saiba mais: Ibovespa despenca após prisão do ex-presidente Michel Temer

O mercado sentiu os riscos para a reforma da Previdência e fez o Ibovespa desabar após a repercussão do caso. Por volta das 12h20, cerca de uma hora após a prisão de Michel Temer, o Ibovespa registrava um queda de -1,75%, s 96.324,86 pontos. O dólar iniciou a sessão desta quinta em alta, no entanto, disparou após a ação da Lava Jato. Por volta das 12h20 registrava uma alta de 1,426%, sendo negociado a R$ 3,8198.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião