Balanços da semana

Previdência dos militares não será alterada agora, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a previdência dos militares terá alteração apenas na “segunda parte da reforma”, na última quarta-feira (23) à Bloomberg.

No entanto, Bolsonaro afirmou que a proposta que será enviado ao Congresso Nacional terá alguns cortes para eliminar despesas previdenciárias. Além disso, será estabelecida uma idade mínima para a aposentadoria.

Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial

O presidente segue no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça que acontecerá até a sexta-feira (25).

Saiba mais: Jair Bolsonaro tem agenda de encontros com líderes mundiais em Davos

Negociação com a Itália

Na última quarta-feira (24), o presidente se reuniu com o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, para uma negociação bilateral.

De acordo com uma fonte do governo, durante o encontro fez declarações importantes referentes a “terrorismo, sobre a possibilidade de trocas comerciais e participação do Brasil com mais intensidade no comércio com a Europa”.

Caso Flávio Bolsonaro

Além disso, o presidente deu uma declaração referente ao caso de seu filho e também senador, Flávio Bolsonaro.

Conforme relatório do Coaf, o senador é suspeito de realizar movimentações bancárias suspeitas. No entanto, foram realizados 48 depósitos no valor de 2 mil reais de uma agência bancária localizada Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Saiba mais: “Vai ter que pagar” afirma Jair Bolsonaro sobre seu filho Flávio

Os valores tinham como destino 74 servidores e ex-servidores da Alerj.

Em relação ao caso, o presidente afirmou à Bloomberg que “se, por acaso, ele (Flávio) errou e isso ficar provado, eu lamento como pai, mas ele vai ter que pagar o preço por essas ações que não podemos aceitar”,

Ausência na entrevista para descansar

Ainda na quarta, Bolsonaro não participou da entrevista que seria concedida à imprensa nacional e internacional no Fórum. Desta forma, o presidente seguiu para o hotel em vez de se dirigir ao compromisso.

De acordo com o ministro do GSI, Augusto Heleno, o motivo da ausência foi que o presidente precisava “dar uma respirada, dar uma descansada”.

Saiba mais: Ministro nega que Bolsonaro cancelou coletiva por causa da imprensa

Além disso, o ministro afirmou que o presidente recebe conselhos médicos para descansar.

“Imaginem que ele está com uma bolsa, está próximo a uma operação. Então, não é recomendável… e o médico está junto dele, e volta e meia aconselha: ‘Presidente, dá uma descansada’. Isso é normal na situação em que ele está vivendo”, declarou Augusto Heleno.

Reconhecimento do novo líder venezuelano

Durante a tarde, Bolsonaro afirmou que o Brasil passou a reconhecer o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, como presidente legítimo do país. O pronunciamento se deu em conjunto com líderes de Colômbia, Peru e Canadá.

“O Brasil, juntamente com os demais países do Grupo de Lima que estão reconhecendo esse fato, dará todo o apoio político necessário para que esse processo siga seu destino”, declarou Bolsonaro.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião