Previdência: Major Olímpio diz que reforma pode estar ameaçada

O senador Major Olímpio disse nesta terça-feira (21) que a aprovação da reforma da Previdência pode estar sob ameaça. A declaração ocorreu após o líder do PSL ser questionado sobre o risco do fracasso da reforma levantado pela Fitch. Mais cedo, a agência de classificação de risco manteve o rating no Brasil em BB-.

“Pode (não haver reforma da Previdência), é só não ter 308 votos na Câmara e 49 no Senado. Em qualquer projeto ali você tem uma margem de risco”, afirmou. “Mas é por isso que a população precisa acompanhar. O intuito é minimizar a tragédia do povo brasileiro ou simplesmente (fazer) uma luta político-partidária? Espero sinceramente que haja razão e bom senso e se encaminhe para tirarmos o país desse buraco negro”, afirmou o senador.

Saiba mais: Previdência: Guedes se diz otimista com “potência fiscal” de reforma

Apesar disso, o senador afirmou que tem “esperança” na aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição). “Vejo muita esperança de ver esse projeto votado logo na Câmara e depois temos a segunda parte do debate no Senado”, afirmou. Olímpio também falou sobre a proposta de alguns parlamentares para apresentar um texto alternativo do Congresso às mudanças da aposentadoria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Na última sexta-feira o deputado Marcelo Ramos, que analisa a reforma na Comissão Especial da Câmara, afirmou que o Legislativo ira apresentar uma proposta da Previdência.

Saiba mais: Reforma da Previdência: deputados querem substituir projeto de Guedes

“Vi o presidente da comissão especial até verbalizar na semana passada que agora quem teria o protagonismo (seria o Congresso), com um substitutivo do Legislativo. Eu pensei ‘que bom, será que temos soluções melhores que possam gerar menos impactos negativos que possam ter a qualquer categoria profissional, faixa etária, qualquer tipo de trabalhador? Se tiver, será muito bem-vindo”.

Fitch

Em seu relatório divulgado nesta terça-feira (21), a agência classificadora de risco destaca que há possibilidade da reforma da Previdência ser rejeitada.

“Enquanto a Fitch  acredita que as chances de a reforma passar parecem maiores do que antes das eleições, dado o nível de debate e o maior reconhecimento da classe política quanto à necessidade de tais reformas, os atrasos e a diluição da reforma são prováveis. A qualidade (e, portanto, a economia) da reforma dependerá da capacidade do governo“.

Saiba mais – Bolsonaro: “se Congresso tem projeto de Previdência melhor, que vote”

O texto completa dizendo que “investigações relacionadas a corrupção podem pesar no progresso da reforma. Um completo fracasso no avanço da reforma da Previdência não pode ser descartado”, afirmaram os analistas.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião