Balanços da semana

Previdência: governo anuncia nova PEC para inserir capitalização

O governo informou que apresentará uma nova proposta de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criar um regime de capitalização na Previdência Social.

O anuncio foi realizado neste sábado (10) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo o ministro, a PEC que cria a capitalização na Previdência será enviada ao Congresso nas próximas semanas.

Saiba mais: Reforma da Previdência: Câmara rejeita destaques e proposta vai ao Senado 

“A capitalização eu, particularmente, defendo e o ministro Paulo Guedes está cuidando disso. Ela (a capitalização) virá numa PEC especial com todo o
detalhamento porque ali está todo o futuro do Brasil. Virá predominantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança internar e trazer, vamos dizer assim, a libertação do Brasil do capital externo. Aquilo que o Chile já mostrou, Que é o recurso para poder financiar o nosso próprio crescimento, gerações de novas tecnologias .É a lei áurea do Brasil na minha visão do Brasil econômico”, explicou Lorenzoni.

Capitalização chegará antes da aprovação da reforma da Previdência

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, a PEC da capitalização será enviada ao Congresso antes mesmo da aprovação da reforma da Previdência no Senado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Lorenzoni salientou que a proposta deverá ter algum tipo de contribuição patronal. Entretanto, o ministro deixou claro que essa será uma decisão da equipe econômica do governo.

Saiba mais: Pode haver revisão do PIB com aprovação da Previdência, diz secretário

O ministro discursou sobre essa questão durante a Marcha Para Jesus, que ocorre neste sábado em Brasília.

Volta da capitalização

“O governo vai mandar essa PEC dentro das próximas semanas. Na proposta (anterior) estava apenas a autorização para a capitalização. Agora virá uma PEC com todo o detalhamento. Eu defendo que a gente tenha optativamente ou fundo de capitalização ou poupança individual para aposentadoria, ou seja isso que o Brasil conhece bem, é seguro e dará segurança ao futuros participantes do sistema”, declarou Lorenzoni.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O regime de capitalização estava previsto na proposta originária de reforma da Previdência, enviada pelo governo à Câmara. Entretanto, essa parte da proposta foi retirada durante a análise por parte dos deputados federais. Além da capitalização, os deputados reduziram a previsão de economia de R$ 1,2 trilhão para cerca de R$ 933 bilhões em dez anos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião