Previdência: Onyx diz que governo tem votos de sobra para aprovar PEC

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, declarou nesta sexta-feira (17) que o governo terá “de sobra” os 308 votos necessários para a reforma da Previdência na Câmara Federal. A fala ocorreu em Porto Alegre, onde o ministro deve participar de um seminário do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (Sindiradio).

Saiba mais: “Maior inimigo da reforma da Previdência é o próprio governo”, diz Ramos

Além disso, Lorenzoni afirmou que a reforma deve ser aprovada no primeiro semestre e que a economia gerada pela Previdência deverá ser “superior a R$ 1 trilhão”. Quando questionado por um jornalista se deixará o cargo se caso a reforma não passar, Lorenzoni respondeu:

“O que é isso amigo? Vai me demitir? A única pessoa que pode definir o meu futuro se chama Jair Messias Bolsonaro, e eu sempre disse ao presidente Jair Bolsonaro que sou, primeiro, instrumento de Deus e segundo, um companheiro da construção de um novo Brasil”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Lorenzoni tentou amenizar as críticas que recebeu pela falta de articulação política feitas por deputados da base aliada. Parlamentares do próprio do PSL se incomodaram após serem desmentidos por anunciarem que Bolsonaro havia revogado o corte de 30% nas universidades federais.

“Naquele momento nós tínhamos uma situação aonde, por uma questão semântica, o governo, ou melhor, aquele momento, poderia passar ao mercado uma informação que não era adequada”, explicou-se. “O governo nunca falou de cortes. Sempre falou de contingenciamento. Contingenciamento é guardar, é poupar”, acrescentou.

Saiba mais: Previdência: regime atual está condenado à falência, diz Guedes em Comissão Especial

O ministro acrescentou que o governo não tem “plano B” se caso o projeto da Proposta de Emenda da Constituição (PEC) da  Previdência for rejeitada. De acordo com Lorenzoni “Pela primeira vez na história do Brasil o governo apresentou um projeto de nova Previdência”. Para ele, o projeto é “o portal para que o Brasil vá para um caminho de muita prosperidade, oportunidade e tranquilidade para todos”.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião